Busca

Notícias

conteúdo principal

Sectet promove eventos para tirar dúvidas sobre edital de Bônus Tecnológico do StartUP Pará

18/01/2022

Edital destina dois milhões de reais ao fomento da transformação digital de produtos, processos ou serviços de empresas paraenses. Inscrições se encerram no próximo dia 24

Nesta semana, a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) promove dois eventos para tirar dúvidas sobre o edital de Bônus Tecnológico do StartUP Pará. Um bate-papo virtual na próxima quarta (19), às 15h, no YouTube da Fapespa; e um encontro presencial em Santarém, no dia 21, às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES).

O bate-papo no YouTube da Fapespa contará com a presença da coordenação do edital, de representantes de Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) e de empresas prestadoras de serviços especializados.

O encontro presencial de Santarém será no auditório da ACES, localizado na rua Siqueira Campos, 565, bairro Central, com facilitação de Rodrigo Quites, diretor presidente da Fundação Guamá. A ação conta com o apoio da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa).

Com foco em transformação digital, a chamada está com inscrições abertas até o dia 24 de janeiro, exclusivamente na plataforma https://startuppara.com.br/. O objetivo é apoiar projetos de implementação de tecnologias digitais ou reestruturação de produtos, processos e/ou serviços de empresas paraenses.

Os projetos devem ser realizados em conjunto por micro, pequenas e médias empresas do estado do Pará; empresas prestadoras de serviços especializados e/ou Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs).

O objetivo dos eventos é esclarecer dúvidas para auxiliar as empresas nesta reta final das inscrições. 
"Empresas de todos os setores, inclusive os mais tradicionais, podem se beneficiar com o edital. É possível pensar soluções para melhorar processos comuns no cotidiano empresarial, como gestão de pessoas ou marketing, por exemplo, além de outras questões mais ligadas à inovação de produtos e processos", informa Maria Trindade, coordenadora do edital.

Bônus Tecnológico 
O Bônus Tecnológico é uma modalidade de subvenção econômica - em que não há a necessidade de reembolso - que permite o pagamento de uso ou compartilhamento de infraestrutura de pesquisa; a contratação de serviços tecnológicos especializados ou a transferência de tecnologia.

O valor global da chamada é de dois milhões de reais e o teto de investimento por proposta é R$ 50 mil. As empresas proponentes devem aportar contrapartida, financeira ou não financeira, de no mínimo 20% do valor do projeto. Caso a empresa beneficiária se enquadre como microempresa ou empresa de pequeno porte, o percentual de contrapartida mínima cai para 5%.

O produto, processo ou serviço impactado pelo projeto deve estar conectado a pelo menos um dos eixos de transformação: Pessoas; Gestão Financeira; Manufatura Avançada; Cadeia de Suprimentos; Marketing e Vendas.

As propostas devem se enquadrar em uma das áreas chamada: Tecnologia de Informação e Comunicação; Nanotecnologia; Sensores e atuadores; Gestão de dados (Big Data); Novos materiais; Fotônica; Sistemas ciberfísicos; Internet das coisas (IoT); Automação; Energias renováveis; Simulação e modelagem; Interoperabilidade; Segurança cibernética; Inteligência artificial; ou Robótica avançada.

StartUP Pará 
Considerada a estratégia estadual para o empreendedorismo de base tecnológica, o StartUP Pará prevê o lançamento de dez editais para o fomento do ecossistema local de inovação.

O programa é realizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), pela Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) e pela Secretaria de Planejamento e Administração (Seplad), com apoio técnico da Fundação Guamá.

Serviço
Bate-papo online sobre o edital de Bônus Tecnológico do StartUP Pará, na próxima quarta (19), às 15h, ao vivo no YouTube da Fapespa (https://bit.ly/youtube-fapespa). 

Evento presencial em Santarém, no dia 21/01, às 19h, no auditório da Associação Comercial e Empresarial de Santarém (ACES) — R. Siqueira Campos, 565. Central.

Texto: Juliane Frazão (Ascom/PCTGuamá)