Busca

Notícias

conteúdo principal

VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação começa no Centur com atrações até a quarta

16/10/2016

Teve início, nesta segunda-feira (17), a VII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, sediada este ano no Centur. Logo no primeiro dia, o evento já está repleto de atrações interessantes sobre os mais diversos assuntos. A Feira é gratuita e aberta a todos os públicos. Para quem quiser participar das oficinas e minicursos, as inscrições para oficinas e minicursos estão sendo feitas no local de realização da Feira com até meia hora antes do início de cada oficina.

Astronomia, Robótica, Biotecnologia, Computação, Alimentação, Saúde e Sustentabilidade são alguns dos assuntos abordados nas palestras, minicursos, exposições interativas e oficinas. Para quem se interessa por fotografia e produção audiovisual, por exemplo, o Projeto Biizu, da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom), está ofertando duas oficinas nos três dias de Feira, nos turnos da manhã e da tarde.

A professora da educação básica Vera Sarmento, da Escola Estadual Professora Anésia, visitou a Feira com seus alunos e falou sobre a importância do evento como um espaço complementar à sala de aula. “A gente precisa muito de espaços como esse, já que não contamos com laboratórios no ensino das ciências. Aqui temos a possibilidade de aprendermos juntos com os alunos e colocarmos a teoria em prática”, destacou.

A oficina sobre Robótica, ministrada pelos professores Márcio Kennedy e Hélio Júnior, vinculados a escolas estaduais e municipais de Igarapé Miri, despertou grande interesse entre os participantes. “Queremos mostrar que a robótica e a programação são tecnologias ao alcance de todos, basta começar e se comprometer. Quem vier amanhã, não vai se arrepender”, convida o coordenador da oficina Hélio Júnior. Os professores compõem a equipe “Açaí Robotic”, que representa o Pará nas edições anuais da Olimpíada Brasileira de Robótica. Os interessados podem se inscrever no local do evento, com até quinze minutos de antecedência.

Houve, ainda, palestras sobre alimentação saudável, educação profissional, astronomia, drogas, gravidez na adolescência e outros temas.  Na programação de amanhã, haverá minicurso para o desenvolvimento de aplicativos (das 9h às 18h), oficina de foguete de garrafa pet (10h às 11h30), cultura alimentar paraense (11h às 12h), alimentos transgênicos (15h às 16h) e muito mais. Confira a programação completa no site: www.semanact.pa.gov.br.

Exposições – A programação também contará com estandes de diversas instituições de ensino e pesquisa da Pará, as quais realizarão exposições interativas para aproximar a Ciência e Tecnologia da população. Confira algumas das instituições que estarão expondo seus trabalhos: Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará; Planetário Móvel (Uepa); Grupo de Estudos e Desenvolvimento de Alternativas Energéticas (Gedae/UFPA); Museu Interativo da Física (UFPA); Núcleo de Astronomia (Nastro/UFPA); Laboratório de Demonstrações de Física (Labdemon/UFPA); Programa de Educação Tutorial PET UFPA Medicina/Enfermagem; Grupo de Tecnologias de Alimentos (Uepa); Instituto Evandro Chagas; UFPA Campus Castanhal.

Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Sectet