Busca

Notícias

conteúdo principal

Vestibular do Programa Forma Pará é suspenso por causa do avanço da Covid-19 no estado

18/03/2021

Devido ao quadro da pandemia da Covid-19 no estado, a prova do vestibular do Programa Forma Pará que seria realizada no próximo dia 11 de abril foi suspensa por tempo indeterminado. A decisão foi tomada em uma reunião virtual realizada nesta quarta-feira (17) entre representantes da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), das Instituições de Ensino Superior, prefeituras envolvidas e da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

“Infelizmente, o estado todo está enfrentando alta nos casos de Covid-19 e a decisão mais sensata é suspender mais uma vez a prova e aguardar que o quadro melhore para que os inscritos possam fazer a seleção de forma segura. Aproveito para reiterar a orientação das autoridades sanitárias: só saiam de casa se necessário, usem máscaras, lavem sempre as mãos ou usem álcool em gel. Queremos todos bem no dia da prova, que será realizada quando possível”, enfatiza a titular em exercício da Sectet, Edilza Fontes, que também é gestora do Forma Pará.

Ela ressalta que todos os representantes das instituições envolvidas concordaram com a suspensão do certame. A prova para a seleção dos candidatos a cursos de nível superior ofertadas em 18 municípios e dois distritos de Belém se refere à edição 2020 do Programa, com editais lançados em outubro, com 995 vagas em 15 cursos. Inicialmente a prova estava prevista para dezembro de 2020, mas teve que ser adiada para abril de 2021 por causa da pandemia, que motivou mais essa suspensão.

O Forma Pará foi lançado em 2019 e oferta cursos de nível superior em municípios onde não há campi de universidades públicas ou onde o curso demandado não é ofertado.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)