Início » Notícias » Sistema Pará Profissional otimiza ações do Programa

Sistema Pará Profissional otimiza ações do Programa

27/12/2018

O Pará Profissional, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), ganhou, no mês de dezembro, um novo aliado para auxiliar na sua efetiva execução: um sistema específico para as atividades do Programa. Dessa forma, otimizam-se tempo e recursos humanos, além de ficar garantido um acompanhamento mais efetivo das ofertas, desde o momento das interações com os parceiros demandantes, como as prefeituras municipais e as empresas.

O diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Luís Blasques, explica que “todos os atores podem, via sistema, inserir suas demandas, as quais são recebidas em tempo real pela equipe da Sectet, além disso, os alunos também irão se cadastrar e receber informações de forma muito mais ágil e fácil”. Blasques ressalta ainda que, durante a oferta de cursos, o sistema permite um acompanhamento acadêmico.

Já, após o término dos cursos, o sistema ainda permite  uma interação com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), podendo identificar, a cada final de mês, se houve mudança de posição dos egressos, por exemplo, aqueles que tiveram carteira de trabalho assinada ou os que foram desligados, , facilitando o acompanhamento e buscando sempre otimizar as ações do Programa”.

O programa Pará Profissional foi instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, e é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

No dia 14 de setembro de 2018, o Pará Profissional recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade de 2018, na categoria Boas Práticas. No total mais de 90 práticas foram inscritas para concorrer ao prêmio nessa categoria e seis foram selecionadas como finalistas, das quais apenas três foram premiadas. Organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o objetivo do prêmio é dar destaque a projetos que têm mudado o Brasil e ajudado o país na consolidação de uma nação mais próspera e competitiva.

Desde o início da sua execução, até o final de 2018, o Pará Profissional realizou cursos de qualificação profissional em 70 municípios das 12 regiões de integração do estado, totalizando 7.682 pessoas certificadas.

Serviço: O novo sistema pode ser acessado por meio do site do Pará Profissional.