Busca

Notícias

Início » Notícias » Sectet seleciona projetos de Tecnologias Sociais para populações vulneráveis
conteúdo principal

Sectet seleciona projetos de Tecnologias Sociais para populações vulneráveis

30/10/2017

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) está com edital de chamamento público aberto para a seleção de organizações da sociedade civil e/ou instituições de ensino, pesquisa e extensão com atuação no Estado interessadas em celebrar termo de repasse de recurso com o Governo do Pará com objetivo de executar projetos de Tecnologias Sociais voltados à melhoria da qualidade de vida das populações vulneráveis. A ação põe em prática os objetivo do Programa TecSocial, implementado pela Secretaria.

Nesse sentido, o Programa considera como “Tecnologias Sociais” os produtos, técnicas ou metodologias reaplicáveis, voltados ao uso comunitário, com vistas a promover a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida de seus usuários. O edital publicado salienta sete formas específicas dessas tecnologias: aquelas voltadas à captação, tratamento e distribuição de água para uso doméstico; tecnologias de saneamento básico; tecnologias sociais de manejo dos resíduos sólidos; tecnologias sociais voltadas à cadeia produtiva da biodiversidade; aquelas voltadas à pesca artesanal; além de softwares livres e tecnologias adequadas à gestão de pequenos empreendimentos; e outras tecnologias sociais que impulsionem o desenvolvimento socioeconômico do estado do Pará.

Para ter o projeto selecionado, as organizações/instituições devem estar cientes de que a proposta deve implementar soluções efetivas aos gargalos identificados, gerando a transformação da realidade local; além de incluir os atores sociais locais na maior parte das etapas do projeto. A Tecnologia Social deve gerar ainda um padrão de uso que possa ser reaplicado em outras comunidades e ser social, econômica e ambientalmente sustentável. Serão utilizados recursos do Governo do estado do Pará, por meio da Sectet, oriundos do Tesouro Estadual, ou de outras fontes, captadas em parceria, no valor global de até R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) por projeto selecionado.

Para se inscreverem, as organizações/instituições devem enviar as propostas para editalts@sectet.pa.gov.br, juntamente com os documentos solicitados em edital, até o dia 11 de dezembro de 2017. Depois de cumpridas todas as etapas do processo, o resultado final com homologação e publicação está previsto para ser divulgado no dia 2 de março de 2018.

Serviço: O edital completo está disponível aqui.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)