Sectet recebe agradecimento por apoio à Mostra de C&T realizada em Abaetetuba

19/02/2020

Na manhã desta quarta-feira (19), o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, recebeu a visita do presidente do Instituto Açaí – Ciência e Cidadania na Amazônia, Gilberto Silva, como forma de agradecimento ao apoio do Governo do Estado, por meio da Sectet, à realização da décima edição da Mostra de Ciência e Tecnologia da Escola Açaí (MCTEA), organizada pelo instituto.

A mostra é um evento anual e, em 2019, foi realizada entre os dias 2 e 6 de dezembro no município de Abaetetuba. A MCTEA já se tornou referência para os jovens cientistas que residem no estado e buscam espaço para expor trabalhos e pesquisas inovadores da educação básica ao ensino superior.

As iniciativas apresentadas na mostra costumam ganhar repercussão nacional e internacional, com a participação em feiras da área de ciência e tecnologia, como a Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace), no mês de março em São Paulo; a Feira Brasileira de Iniciação Científica (Febic), em agosto, no estado de Santa Catarina; assim como a Expo Ciência Jovem, de Barcelona.

O presidente do Instituto destacou que dando oportunidade a esses jovens, eles mudam completamente de vida e começam a se transformar, inclusive, em empreendedores também, porque muitos dos projetos que desenvolvem já necessitam, por exemplo, de patente para inseri-los no mercado. Silva considera o apoio do governo estadual de suma importância para a realização da mostra. Ele destaca que a MCTEA não é um evento que dura só uma semana, pois muda vidas, ajudando na solução de processos e problemas.

“Quando conseguimos mudar a vida desse jovem, também conseguimos mudar a visão da família desse jovem, da comunidade desse jovem, porque percebe que o governo realmente está investindo nele de forma positiva, porque com o projeto que eles desenvolvem transformam não só a sua comunidade, como o seu município, às vezes, seu estado e seu país, dependendo da pesquisa”, conclui Gilberto Silva.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)

Fotos: Priscila Castro (Ascom/Sectet)