Sectet realiza PSS para a contratação imediata de professores

12/06/2022

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) e a Secretaria de Educação (Seduc) publicaram nesta sexta-feira o edital de realização de Processo Seletivo Simplificado (PSS) para a contratação, por tempo determinado, de profissionais que irão atuar nas unidades escolares sob a gestão da Sectet, atendendo a demanda do ensino profissional e tecnológico. As inscrições podem ser feitas até às 23h59m desta segunda-feira (13) por meio dos sites das secretarias.

A titular da Sectet, Edilza Fontes, esclarece que serão contratados de imediato cerca de 140 professores de disciplinas tecnológicas e 60 da base comum de um PSS vigente na Seduc. A secretária acrescenta que novas contratações estão previstas para serem realizadas a partir de janeiro de 2023 por meio do cadastro de reserva gerado nesta seleção e/ou na realização de um novo PSS.

Edilza Fontes destaca ainda o esforço do governo do estado em ampliar e fortalecer o ensino técnico e profissionalizante. “O olhar diferenciado sobre essa modalidade de ensino se evidencia no fato de que hoje são duas secretarias de educação, a Seduc e a Sectet, trabalhando para a ampliação da rede. Estamos fazendo reformas nas escolas e ampliamos de 5 mil para 12 mil o número de vagas. É uma mudança que se iniciou e não irá mais parar”, enfatiza a secretária.

“Esse PSS vem solucionar um problema de anos das escolas técnicas que é a falta de professores. A contratação de mais profissionais reforça o compromisso do governo com o crescimento e fortalecimento da educação profissional e tecnológica do estado”, ressalta o coordenador de ensino técnico e tecnológico da Sectet, José Neto.

Fases da seleção
Os candidatos passarão por três fases de seleção. A primeira é a inscrição pela internet com o preenchimento de formulário e juntada da documentação exigida no edital. A segunda é a análise curricular, processada automaticamente a partir do banco de dados gerado com as informações prestadas pelo candidato no ato da inscrição online. Na terceira fase, os candidatos serão convocados, por ordem de classificação, para a assinatura do contrato administrativo, que terá a duração até dezembro de 2022.

No momento da assinatura do contrato, os candidatos devem portar os originais dos documentos exigidos no edital para que a Comissão do Processo Seletivo confirme a veracidade das informações prestadas na inscrição.

Os documentos são: CPF; carteira de identidade;  certidão de nascimento, casamento ou de união estável;  certidão de quitação eleitoral; carteira de reservista ou comprovante de dispensa para candidatos do sexo masculino; comprovante de residência atualizado, expedido nos últimos 60 dias;  certificado de conclusão do ensino médio; diploma de ensino superior ou certidão de colação de grau; histórico escolar da graduação; certificado, diploma ou documento equivalente referente à conclusão da pós-graduação informada; histórico escolar da pós-graduação; certificados dos cursos de capacitação realizados.

Além da documentação, no ato da celebração do contrato, deve ser apresentado pelo candidato o atestado de sanidade física e mental e, quando for o caso de professores bacharéis ou tecnólogos, certificado de reconhecimento de notório saber ou certificação de competências docentes.

Inscrições: das 12h de 10 de junho às 23h59m de 13 de junho de 2022
Local: exclusivamente pelos sites: www.sectet.pa.gov.br e www.seduc.pa.gov.br
Edital disponível AQUI

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)