Sectet reúne parceiros em evento para discutir Educação Profissional e Tecnológica no Pará

06/05/2015

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), por meio da Diretoria de Educação Técnica e Tecnológica, realizou, nesta quarta-feira (06), o seminário “Cenários Nacional e Estadual da Educação Profissional e Tecnológica”. O evento ocorreu no auditório do Centro Integrado de Governo (CIG) e reuniu gestores e técnicos de órgãos públicos estaduais e federais, empresários e representantes de entidades associativas para debater a educação profissional no estado do Pará.

Na abertura do evento, o titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, ressaltou que a Secretaria tem a responsabilidade, prevista em lei, de coordenar a elaboração da política estadual de educação técnica e tecnológica e que isso deve ser feito de forma transparente e inteligente, com a agregação do maior número de parceiros. “Precisamos somar recursos e dividir trabalhos para nos fortalecer e captar mais recursos destinados à educação profissional em nosso estado. Esperamos que o painel   apresentado no Seminário nos ajude a dar clareza e facilite esta elaboração coletiva”.

A Sectet já vem dialogando com várias secretarias de estado, prefeituras municipais, entidades representativas e com empresas atuantes no estado com a finalidade de unir esforços para otimizar a oferta de vagas em cursos de qualificação profissional para atendimento das demandas reais do setor produtivo do Pará. No Seminário, o diretor de Educação Técnica e Tecnológica da Secretaria e organizador do evento, Luis Blasques, destacou a parceria estabelecida com o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC), por meio do Acordo de Cooperação Técnica celebrado pelas duas instituições, em março, com a finalidade de reduzir o gargalo de recursos humanos qualificados, no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego - Plano Brasil Maior (Pronatec-PBM).

O reitor da Universidade Federal do Estado do Pará (UFPA), Carlos Maneschy, saudou a iniciativa da Sectet em coordenar a elaboração de uma política voltada a sistematizar a educação profissional no Pará e destacou o interesse da Universidade em participar deste processo. “Entendemos que a educação profissionalizante é fundamental para a construção de um estado mais desenvolvido e com melhores oportunidades para os que aqui vivem. A UFPA está à disposição para colaborar no que for preciso.”

O diretor da Secretaria de Educação Técnica e Tecnológica do Ministério da Educação (MEC), Carlos Artur Arêas, realizou apresentação sobre o Pronatec, relatando ações, desafios e objetivos. “Temos metas desafiadoras a cumprir, como a oferta de 12 milhões de matrículas entre 2015 e 2019 e o fortalecimento das ações de inserção sócio-profissional dos egressos. Por isso, é tão importante as parcerias estabelecidas, tanto com os governos estaduais, quanto com o setor produtivo”, destacou.

O Pará ocupa o 22º lugar em matrículas efetivadas pelo Pronatec em todo o Brasil, sendo que os municípios de Marabá, Santarém e Belém aparecem em 1º, 2º e 3º lugar, respectivamente, em número de matrículas efetivadas entre 2011 e 2014. Com relação aos cursos ofertados pelo Programa no Pará, os de “Operador de computador”, “Auxiliar administrativo” e “Montador e técnico em manutenção de computador” são os três cursos com maior número de alunos matriculados no Pará. Para a Diretora de Inclusão Produtiva Urbana, do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Laurin Webster, é preciso ampliar a oferta de vagas e o número de matriculados no estado, diversificar a oferta de cursos e inserir um maior número de paraenses no mundo do trabalho.

O técnico do MDIC, Luis Gustavo Pontes, explicou a dinâmica do Pronatec Brasil Maior (PBM), falou de forma especial aos empresários presentes, lembrando que todos os cursos ofertados são gratuitos e que o PBM atua tanto na requalificação de profissionais em atividade, quanto na formação de trabalhadores para ocupação de novas vagas. Luis Gustavo lembrou, também, que para facilitar o atendimento das demandas, os cursos podem acontecer dentro das empresas e que empresários podem, inclusive, solicitar cursos por meio do sistema digital.

A programação do evento prosseguiu com debates e apresentações de paineis de representantes do Sistema S (Senat, Senac, Senai, Senar) e empresas, como Oyamota, Votorantim Metais e Hydro Alunorte, as quais apresentaram casos de sucesso de educação profissionalizante no Pará.

Ao final do dia, foi aprovada a proposta de criação de um Fórum Permanente de Educação Profissional e Tecnológico do Estado do Pará, composto por representantes de instituições dos governos estadual e federal, entidades associativas e empresas, com o objetivo de ajudar a subsidiar a construção e a consolidação da Política Estadual de Educação Profissional e Tecnológica, que receberá o nome de “ParáProfissional”.

Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Sectet