Busca

Notícias

Início » Notícias » Sectet leva projetos ao Icuí dentro do programa TerPaz
conteúdo principal

Sectet leva projetos ao Icuí dentro do programa TerPaz

26/07/2019

As ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) chegam ao bairro do Icuí, em Ananindeua, a partir de segunda-feira (29/07). O TerPaz é uma política de governo que integra vários órgãos, levando à população ações de segurança pública, educação, qualificação profissional, arte, esporte, enfim, atividades que promovem a cidadania como forma de enfrentamento da violência e promoção da paz.

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) irá implementar no Icuí ações dos projetos “Cursos de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos” e “Meu Endereço: Lugar de paz e segurança social”, que serão lançados na Escola Estadual Francisco Paulo Nascimento Mendes, de 9h às 12h.

Meu Endereço - Realizado em parceira com a Universidade Federal do Pará (UFPA) tem como objetivo principal oferecer serviços necessários à regularização dos domicílios. Nesses primeiro momento, os moradores receberão todas as informações sobre o projeto. Depois será feito o cadastro dos interessados, que receberão o “Kit Meu Endereço” após avaliação da situação de cada imóvel. O kit é composto de planta de localização, planta de limite de lote, laudo de condições socioambiental da moradia, laudo de avaliação do imóvel e guia de encaminhamento a programas sociais.

Cursos de Formação – As inscrições para o curso de “Design de Sobrancelhas e Embelezamento de Cílios” serão realizadas de 29/07 a 02/08. Podem se inscrever pessoas a partir de 16 anos de idade e ensino fundamental completo, apresentando RG, CPF, comprovante de residência e de escolaridade. Menores de 18 anos devem apresentar documento do responsável legal. O curso terá início no dia 12/08.

TerPaz – O Programa foi criado pelo governador Helder Barbalho no dia 10 de junho. Destaca-se por ser um amplo esforço do Governo Estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações de segurança pública e de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). A Cabanagem foi o primeiro bairro a receber ações do Programa, que agora chega ao Icuí, em Ananindeua.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)