Início » Notícias » Sectet lança oficialmente a 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

02/10/2017

A 8ª edição da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação teve seu lançamento oficial nesta sexta-feira, 29, durante o “Café com Planejamento”, evento realizado mensalmente pela Secretaria de Planejamento (Seplan). A Feira, organizada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), é considerada um dos maiores eventos de popularização científica do Pará e será realizada no período de 24 a 26 de outubro, na Estação das Docas, com entrada franca.

Secretária adjunta proferiu palestra no "Café com planejamento".

O projeto da Feira e a programação foram apresentados pela Coordenadora de Ciência e Tecnologia da Sectet, Nilda Freitas, e pela adjunta da Secretaria, Maria Amélia Enríquez, que também proferiu uma palestra sobre “O papel da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento do empreendedorismo inovador”. A 8ª edição da feira traz como tema “A Matemática está em tudo”, mesmo tema da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a qual é organizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

“Será um evento para reunir o que tem de mais interessante da produção científica e tecnológica do nosso Estado, e tudo está sendo preparado a partir de um único objetivo: despertar o interesse pela Ciência e o espírito inovador da sociedade paraense”, afirmou a Secretária Adjunta.

Programação – Além de um espaço de aprendizagem, a Feira é uma ótima oportunidade de lazer, já que há várias atividades destinadas a demonstrar como a Ciência pode ser divertida e envolvente. Ao todo, 25 estandes comporão a área destinada a exposição de trabalhos e experimentos de universidades, empresas e instituições paraenses de ensino e pesquisa.

O astronauta brasileiro, Marcos Pontes, é convidado especial da Feira, e fará uma palestra na abertura do evento, na qual abordará as curiosidades do Espaço Sideral.  Oficinas, mesas-redondas e minicursos que abordam temas científicos também compõem a programação.

Um dos destaques será a mesa-redonda “A política de Ciência e Tecnologia do Pará e os desafios da inovação, enquanto motor do desenvolvimento sustentável”, cujo objetivo é debater com representantes do setor produtivo, das instituições de ciência e tecnologia e sociedade civil, as potencialidades e os desafios da política de CT&I para o desenvolvimento sustentável do Pará. Na ocasião, será feito o lançamento do edital de chamada pública para seleção de projetos de Tecnologias Sociais.

Música, teatro, dança e outras linguagens artísticas, voltados a crianças, jovens e adultos, também terão espaço na Feira. Dentre os destaques, está a apresentação do Coro Universitário da UFPA (CorUni) e do Grupo de Teatro Encenação, que apresentará a peça “Cabanos – Uma viagem no tempo”.

A Fundação Pro Paz marcará presença no evento com os tradicionais “aulões” do Pro Paz Enem, com dicas e informações para os jovens do Pará, já que a Feira ocorre pouco mais de uma semana antes do Exame Nacional. Todas as palestras contarão com traduções automáticas em línguas de sinais, que serão feitas por grupo de estudantes da Escola Estadual Vilhena Alves.

A programação completa da Feira e as informações sobre inscrições para oficinas e minicursos estarão disponíveis a partir do dia 10 de outubro no site do evento: www.semanact.pa.gov.br.

Serviço:

VIII Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação

Data e Local: de 24 a 26 de outubro, das 9h às 19h, na Estação das Docas

Mais informações pelo site: www.semanact.pa.gov.br

Texto: Igor de Souza  (Ascom/Sectet)