Sectet e UFPA realizam cerimônia do jaleco do curso Técnico em Saúde Bucal

08/11/2021

Na tarde da última sexta-feira (5), ocorreu, no auditório da Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA), a cerimônia de entrega dos jalecos do curso Técnico em Saúde Bucal (TSB). O curso é ofertado pelo governo do estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Eva Paula, 42 anos, tentou fazer o curso outras vezes, mas não conseguiu concluir devido aos custos. O curso TSB, ofertado de forma gratuita pelo governo, foi a oportunidade que mudou sua vida para a melhor. “Eu já estou inserida no mercado de trabalho, mas agora com o certificado de técnica as oportunidades serão maiores”, disse a estudante. A busca por qualificação e crescimento profissional também levou Abiaque Ferreira, 34 anos, para o curso TSB. “O curso me deu uma nova perspectiva de vida profissional e mais conhecimento. É muito bom colocar em prática todo esse conhecimento adquirido”, relatou.

A cerimônia do jaleco marca o início da parte prática do curso, que começou com aulas teóricas em 2020. A carga horária total é de 1.574 horas distribuídas em 18 meses, sendo 12 meses de aulas teóricas e seis meses de aulas práticas em clínicas e laboratórios.  Estiveram presentes na mesa de abertura o titular da Sectet, Carlos Maneschy; o professor Erick Nelo Pedreira, da Faculdade de Odontologia da UFPA; o presidente do Conselho Regional de Odontologia do Pará, Carlos Marcelo Lucas Folha; o diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Secretaria, José Leôncio Siqueira; e o coordenador de educação técnica e tecnológica do órgão, José Pereira Neto.

O secretário Carlos Maneschy ressaltou a importância do trabalho coletivo da equipe do curso de formação técnica em saúde bucal para a realização da cerimônia, além do compromisso e dedicação do Governador Helder Barbalho para com o Programa Estadual de Educação Profissional e Tecnológica. “As pessoas deste estado são o patrimônio maior que nós temos e precisamos cada vez mais fazer investimentos para que essas pessoas possam ter suas formações e poderem verdadeiramente aspirar a ascensão profissional e pessoal que merecem”, enfatizou o titular da Sectet.

O coordenador José Pereira Neto aproveitou para parabenizar os 40 alunos da turma por superarem os desafios, principalmente diante do cenário da pandemia provocado pela Covid-19. ‘‘Este curso não tem, desde o seu início, uma evasão. Todos que iniciaram estão presentes hoje aqui, isso mostra o compromisso de vocês, o quanto estão interessados em se tornarem profissionais qualificados para melhorar este serviço tão importante para a sociedade ́ ́, disse. José Neto ainda incentivou os alunos a seguirem se qualificando e ressaltou que a Sectet está empenhada em fornecer a melhor estrutura e acompanha os alunos na jornada pós-formação para garantir um ingresso no mercado de trabalho.

O diretor José Leôncio Siqueira destacou também a importância do processo de transformação que a educação profissional e tecnológica tem no estado do Pará. “Este governo entendeu desde o início a necessidade de mudar a história dos cidadãos que aqui residem, mas mudar de uma forma efetiva por meio da educação e nós sabemos da importância que a educação profissional tem para que as pessoas consigam um espaço melhor na sociedade'', afirmou José Leôncio.

O professor da Faculdade de Odontologia da UFPA, Erick Nelo Pedreira, iniciou seu pronunciamento agradecendo o empenho do governador do estado, Helder Barbalho, e ao Secretário Carlos Maneschy pelo trabalho realizado no curso. ‘‘Quero agradecer pessoalmente a sensibilidade de terem observado que o curso de Técnico em Saúde Bucal é uma perspectiva de vida para muitas pessoas. Eu sempre disse que este seria um curso de excelência e nós estamos conseguindo fazer isso com o apoio da UFPA e da Sectet. '', concluiu.

Texto: Renan Pinheiro (estagiário da Ascom/Sectet)

Fotos: Priscila Castro (Ascom/Sectet)