Sectet e instituições de ensino e pesquisa discutem Plano Diretor 2015-2019

28/04/2015

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) sediou, na manhã desta terça-feira (28), uma reunião envolvendo os gestores de algumas das principais instituições de Ciência e Tecnologia da Amazônia Oriental. O objetivo foi apresentar o Plano Diretor da Sectet 2015-2019, que está em fase de elaboração, para levantar contribuições e aprimoramentos ao documento.

O titular da Sectet, Alex Fiúza de Mello, ressaltou a importância de envolver as instituições na elaboração do planejamento estratégico. “Passamos por um cenário marcado por contingenciamentos e crises. Não há possibilidade real de desenvolver a Educação Profissional, a Ciência e a Tecnologia no estado do Pará, se não estabelecermos parcerias e somarmos recursos de diferentes fontes. Por isso, é fundamental que nossas ações estejam alinhadas”.

Na ocasião, o diretor de Ciência e Tecnologia para o Desenvolvimento Social, João Pinho, apresentou as ações prioritárias ligadas à sua área, tais como a conclusão da Infovia Sudeste do Pará do Programa Navegapará, a conclusão e consolidação do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), a implantação do Laboratório FarmaViva, em Santarém, a implantação da empresa pública de fármacos “ParaFarma”, a implantação de novas redes de pesquisa, o apoio a programas de bolsas de formação científica e o incentivo e expansão das ações de Indicação Geográfica de produtos como a “farinha de Bragança” e o “Queijo do Marajó”.

O diretor de Educação Técnica e Tecnológica, Luis Blasques, destacou as ações estruturantes ligadas a educação profissional e tecnológica, ressaltando, entre outras ações, a efetivação de vagas em cursos profissionais por meio do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) e do Programa Pará Profissional. Outro ponto que chamou a atenção dos gestores presentes foi a implantação de um sistema de Educação a Distância para cursos de educação técnica e tecnológica, classificada como necessária em um estado de dimensões tão grandiosas.

O secretário Alex Fiúza de Mello lembrou que, apesar do Plano Diretor estar em fase de elaboração, a Sectet já vem trabalhando na articulação com instituições ligadas aos governos estadual e federal, usando nossos recursos como contrapartidas em parcerias institucionais. Um exemplo é disso é o acordo de cooperação técnica celebrado em março deste ano entre Sectet e Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC) para efetivação das vagas disponibilizadas pelo Pronatec. Outra iniciativa é o acordo que será assinado com o Banpará, já no mês de maio, visando à expansão da fibra óptica do Navegapará. “Temos o compromisso de fazer a sociedade entender que o conhecimento pode ter grandes impactos no desenvolvimento socioeconômico do nosso estado. Vamos fazer isso por meio de resultados”, frisou.

Contribuições - O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Pará (UFPA), Emmanuel Tourinho, ressaltou que o documento sintetiza bem as demandas do setor e pontuou como positivo o alinhamento das ações previstas no Plano às propostas da Fapespa e a busca por promover ações focadas na articulação com o setor produtivo. “As universidades são capazes de gerar produtos e processos originais e inovadores, de alto potencial para impactar o setor empresarial, mas precisamos de instrumentos de apoio que integrem os interesses.”.

O pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa),  Carlos Renato Francês, considerou que o Plano está muito bem elaborado, destacando que a reunião de trabalho realizada pela Sectet se configura como um privilegiado espaço de interlocução ao reunir algumas das principais instituições de ensino e pesquisa do estado. O pró-reitor ressaltou que os desafios das universidades interiorizadas são díspares daqueles encontrados na capital e, portanto, é muito importante pensar ações diferenciadas para elas, sobretudo, no que diz respeito a atração e fixação de recursos humanos qualificados.

“Sem planejamento, não há como elevar o patamar do estado a um outro nível de desenvolvimento”. Foi desta forma que o diretor do Museu Paraense Emílio Goeldi, Nilson Gabas Júnior, abriu sua fala, elogiando a iniciativa da Sectet e apresentando suas críticas e sugestões de melhorias ao documento. “Temos consciência das limitações do orçamento do governo estadual para executar ações em C&T e, portanto, é preciso agregar a contribuição de mais instituições estratégicas de fomento para a captação dos recursos necessários para execução do Plano”.

A reitora da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Raimunda Monteiro, destacou o fato de o governo do estado se colocar como um elemento agregador no Plano. “Falando sob a perspectiva de uma universidade que se encontra na periferia geográfica do estado, a qual demanda todo um conjunto de infraestruturas para poder gerar um ambiente favorável à inovação, não vejo outra forma de alcançarmos isso se não for pela integração dos atores estratégicos”.

Perspectivas -  Uma versão preliminar do Plano Diretor 2015-2019 será lançada na primeira quinzena de maio e ficará disponibilizada no site da Sectet para acesso público por um mês. Durante este período,   representantes de toda a sociedade poderão enviar suas contribuições para aprimoramento do Plano Diretor.  “Desta forma, democratizamos, ainda mais, o processo de elaboração do Plano para que ele se efetive como uma agenda consensual das ações prioritárias ligadas setor de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional do estado e se desdobre em benefícios para toda a população”, ressaltou o titular da Sectet.

Texto: Ana Carolina Pimenta - Ascom Sectet