Busca

Notícias

conteúdo principal

Sectet concede pela segunda vez comenda que incentiva a produção científica feminina no Pará

06/03/2020

No intuito de incentivar o envolvimento feminino com a produção científica no Pará, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) dará início no próximo domingo (8), Dia Internacional da Mulher, à primeira etapa para a seleção das mulheres que receberão a Comenda Mulher Cientista (Comci) 2020. Conforme ocorreu na primeira edição, realizada no ano passado, a escolha das homenageadas será feita em duas etapas e abrangerá duas categorias: Jovem Talento e Cientista Master.

A primeira etapa, que começa domingo, ocorrerá por meio das redes sociais da Secretaria, onde os seguidores poderão indicar os nomes de profissionais e estudantes que tenham desenvolvido pesquisas científicas e projetos de inovação tecnológica de comprovada relevância social no estado. A segunda fase será a avaliação dos nomes indicados pela Comissão Científica de Avaliação da Comenda Mulher Cientista, formado por mulheres cientistas indicadas por instituições de ensino e pesquisa do Pará.

“Nunca é demais destacar que a efetiva presença das mulheres no espaço oficial da ciência é muito recente em termos históricos, algo em torno de um século apenas. Essa inclusão exigiu das pioneiras coragem e perseverança para se defrontar com a tradição e os ambientes até então dominados pelos homens”, destaca a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes.

Em 2019, a Comissão de Avaliação da Comci elegeu a estudante Francielly Rodrigues Barbosa na categoria Jovem Talento para receber a Comenda. Já, na categoria Master, houve um empate e as agraciadas foram as pesquisadoras Maria Paula Cruz Schneider e Ima Célia Guimarães Vieira.           

Seleção - A campanha pelas redes sociais da Sectet incentiva a indicação de mulheres que tenham realizado trabalhos relevantes para a ciência e inovação no estado do Pará. As indicações poderão ser enviadas em mensagens para as páginas da Sectet no Facebook e Instagram  (/sectetpa e @sectetpa) até o dia 25 de março de 2020. A entrega da Comenda será realizada em solenidade especial no dia 29 de abril.

Confira o EDITAL.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)