Início » Notícias » Sectet certifica turmas do Pará Profissional e do Pronatec no Acará

Sectet certifica turmas do Pará Profissional e do Pronatec no Acará

05/07/2017

Na noite do dia 30 de junho, a assessora técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Sônia Mendes, esteve no município de Acará para participar da entrega de certificados de qualificação profissional a 89 alunos concluintes dos cursos realizados no âmbito do Programa Pará Profissional e do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - setor produtivo, coordenados pela Secretaria e pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), respectivamente.

Os agraciados com os documentos foram os concluintes de duas turmas do curso de “Soldador de Estruturas e Tubulação no Processo MIG/MAG”, duas turmas de “Costureiro Industrial do Vestuário” e mais duas de “Técnicas de Reparação de Sistemas de Injeção Eletrônica de Motocicletas”. Os cursos tiveram o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-Pa) como unidade ofertante contratada.

Para a costureira, Luderci Menezes, o curso foi um momento para melhorar e e buscar novas oportunidades. “A costura mudou muito, na minha vida, a partir deste curso. Agora eu vou poder fazer muitas outras coisas para melhorar ainda mais, este curso tem uma enorme importância para mim, ele mudou totalmente a minha vida”, comemorou.

A Sectet contou ainda com a parceria da Prefeitura Municipal de Acará que, na oportunidade, também certificou alunos de quatro cursos, ofertados com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar). Nos dias 5, 6 e 7 de julho, a Secretaria ainda realizará a certificação dos concluintes de cursos realizados em Dom Eliseu, Rondon do Pará e Paragominas, respectivamente.

Programas - O Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016, é um dos instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. O Pronatec  soma-se aí como um programa federal que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Em 2015, a Sectet assinou Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC e passou a ser a articuladora do Programa, no Estado, realizando o levantamento técnico das demandas do setor produtivo e repassando ao Ministério. Atualmente, o Pará é o 4º estado que mais recebe vagas do Programa.

Texto: Fernanda Graim – Ascom/Sectet