Início » Notícias » Sectet apresenta programas de governo e entrega certificados em Santarém

Sectet apresenta programas de governo e entrega certificados em Santarém

24/03/2017

Representantes da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) estiveram em Santarém nesta quinta-feira (23) para a cerimônia de entrega de certificados de conclusão de cursos profissionalizantes aos alunos do Programa Pará Profissional, coordenado pelo órgão.

Atualmente, o programa é um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, por meio da oferta de educação profissional e tecnológica a jovens e adultos de todo o Estado a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento definidos no Plano “Pará 2030”. Receberam os certificados os concluintes das turmas de Técnicas de Aplicação de Revestimento Cerâmico e Porcelanato e Técnicas de Parametrização de Inversor de Frequência.

A Secretaria também é a responsável em realizar, no Pará, o levantamento técnico das demandas para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - setor produtivo e repassá-las ao Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), que coordena essa área do Programa, o qual também tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica em todo o país.

Desta forma, a adjunta da Secretaria, Maria Amélia Enríquez, e o Diretor de Educação Profissional e Tecnológica do órgão, Luís Blasques, participaram também da reunião mensal do Grupo de Gestão Integrada para o Desenvolvimento Regional Ambiental de Belterra, Moji dos Campos e Santarém (GGI) a fim de detalhar as ações do Pará Profissional e captar as demandas da região tanto para o programa estadual como o federal.

Além disso, os presentes puderam conhecer melhor outro programa coordenado pela Sectet, o Inova Pará, o qual busca incentivar a criação e o fortalecimento de ambientes de inovação pelas diversas Regiões de Integração do Estado, por meio do conceito de Sistema Regional de Inovação. O desafio é transformar empresários, pesquisadores, entre outros, em empreendedores inovadores que trabalhem conjuntamente e em sinergia, gerando assim um potencial competitivo. Realizando ações nesse sentido, a Sectet acredita que pode transformar os investimentos na área de ciência, tecnologia e qualificação profissional em retorno concreto a fim de promover o bem estar da população do Estado.

Texto: Fernanda Graim - Ascom/Sectet