Sectet apresenta Programa Forma Pará a colégio de dirigentes do IFPA

12/02/2020

“Estamos nos sentindo honrados com a visita do Secretário e a possibilidade de participar desta ação tão importante, não para o Instituto ou para a Secretaria, mas principalmente para o desenvolvimento do estado na medida em que leva a educação superior pelos nossos municípios”. Avaliou o reitor do Instituto Federal do Pará (IFPA), Cláudio Alex Jorge da Rocha, após a reunião que ocorreu na manhã desta quarta-feira (12), na reitoria do Instituto, a respeito do Projeto Forma Pará, ação do Governo do Pará, realizada por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), com a parceria de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e prefeituras municipais.

Estiveram presentes no encontro o titular e a adjunta da Sectet, Carlos Maneschy e Edilza Fontes, além de diretores gerais dos campi e pró-reitores do IFPA. Na oportunidade, o secretário esclareceu sobre o projeto, destacando que este tem como principal objetivo diminuir o déficit de formação superior e tecnológica nos municípios paraenses. Para tanto, busca-se dar oportunidade de acesso ao ensino superior a pessoas que residem em municípios onde não existem campi universitários ou onde os polos das instituições públicas não oferecem o curso demandado pela população.

Maneschy ressaltou que o Forma Pará funciona diante de três eixos: as demandas dos municípios que chegam até a Secretaria; a disponibilidade das IES; e a disponibilidade orçamentária da Sectet. Nesse sentido, o titular da secretaria revelou que, em 2019, foram investidos R$ 5 milhões no projeto, o que possibilitou a abertura de 20 turmas, com 50 alunos cada, em 15 municípios.

Investimento - A previsão é que, até 2022, seja investido um total de R$ 20 milhões, o que corresponde a quatro mil vagas, sendo 1.000 por ano. “Pode parecer pouco diante da demanda deste estado, que é tão grande, mas é muito mais, por exemplo, do que todas as universidades públicas juntas poderiam oferecer de novas vagas nos próximos anos”, enfatizou o secretário.

O titular da Sectet comemorou ainda o fato de que o orçamento na área de ciência e tecnologia tem aumentado no estado. Ele destacou que, de 2019 para 2020, por exemplo, o orçamento disponibilizado pelo Governo do Pará à Fapespa mais do que duplicou.

Além disso, no último dia 3 de fevereiro, o governador Helder Barbalho assinou projeto de lei, encaminhado à Assembleia Legislativa, que destina 20% dos recursos da Contribuição Financeira da Exploração Mineral (CFEM) para investimentos em ciência, tecnologia e inovação do estado do Pará.

Oferta de vagas - Durante a reunião, foram alinhadas ainda as ofertas de vagas, por meio do IFPA, assim como foram esclarecidas as dúvidas dos presentes a respeito da execução do projeto e realização dos cursos nos municípios. Diante dos questionamentos e exposições das dificuldades de cada região, o secretário Carlos Maneschy sugeriu que as instituições também manifestassem suas ideias e que todos façam esforços no sentido de inovar para que os cursos não deixem de ser ofertados. “Precisamos sair da zona de conforto, porque se nos apegarmos a ela não iremos a lugar algum”, estimulou.

Para que ocorra a oferta de cursos em determinados municípios, é necessário que a prefeitura de cada lugar acione a Sectet, expondo as demandas locais de acordo com as vocações produtivas de cada região. Diante disso, serão analisados os indicadores, as necessidades e as prioridades de cada município.

As IES públicas que ofertam os cursos demandados e possuem campi próximos às sedes dos municípios demandantes são, então, acionadas para a oferta das turmas que poderão ocorrer de forma intensiva ou regular modular. Os processos seletivos para preenchimento das vagas ocorrem por meio da própria IES parceira.

No último domingo (9), por exemplo, a Universidade do Estado do Pará (Uepa) realizou o processo seletivo especial para o preenchimento de 50 vagas do curso de Enfermagem, em Curuçá e 50 do curso de Licenciatura em Ciências - Habilitação em Química, em Bagre. Em Curuçá, 977 estudantes disputaram as vagas, uma demanda de 19,54 candidatos por vaga. Já em Bagre, inscreveram-se 429 pessoas, uma concorrência de 8,54 pessoas por vaga.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)
Fotos: Erlon Modesto (estagiário de publicidade e propaganda da Ascom/Sectet)