Início » Notícias » Rio Caeté recebe Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

Rio Caeté recebe Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica

07/05/2018

Na manhã da última quinta-feira (3), a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) realizou mais um “Encontro Estadual de Educação Profissional e Tecnológica”. Desta vez, o evento ocorreu na Região Rio Caeté, tendo o município de Bragança como sede.

A região é a terceira a receber o ciclo de encontros que iniciou no dia 24 de abril na região Lago de Tucuruí, município de Tucuruí, e dia 26 de abril na região Rio Capim, no município de Ulianópolis.

Os encontros têm como principal intuito a discussão sobre a execução do Programa Pará Profissional como exercício e experiência de política pública de Educação Profissional e Tecnológica, bem como disseminar, nas 12 regiões de integração que agregam o estado, os benefícios de uma boa qualificação profissional e como é determinante estar sempre buscando novas oportunidades de capacitação para quem almeja uma vaga de emprego ou mesmo empreender.

O evento, que ocorreu no auditório do Senai, contou com a presença do diretor de Educação Profissional e Tecnológica da Sectet, Luís Blasques;  da coordenadora do Programa na Secretaria, Sônia Mendes; de representantes  da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL); do Sindicato dos Armadores de Pesca; do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar); do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai); das Associações locais; bem como de representantes dos municípios de Bragança, Augusto Corrêa, Capanema e Salinópolis.

O próximo encontro ocorrerá na região de Carajás no dia 15 de maio, e terá como sede o município de Canaã dos Carajás.

Certificações

Certificação em Augusto Corrêa

Na visita à região Rio Caeté, foram realizadas certificações dos concluintes dos cursos do Programa Pará Profissional já realizados na região. No total, foram certificados 56 concluintes no município de Bragança, distribuídos nas turmas dos respectivos cursos: 19 egressos do curso de Design de Mechas, 23 do curso de Camareira - Técnicas de Limpeza e Arrumação e 14 do curso de Mecânico Manutenção de Motores Marítimos. A certificação ocorreu ainda na quinta-feira (3).

Dando continuidade à entrega dos certificados, na manhã de sexta-feira (4), no município de Augusto Corrêa, foram certificados 25 concluintes, sendo 10 da turma de Garçom e Garçonete e 15 da turma de Camareira - Técnicas de Limpeza e Arrumação.

As certificações contaram com as presenças de representantes da Sectet, das prefeituras de Bragança e Augusto Corrêa, do Senac, do Senai, da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), da Associação Comercial e do Sindicato de Armadores de Pesca da região.

Texto: Maryane Brito (Ascom/Sectet)