Prova da chamada 2020 do programa Forma Pará ocorre no próximo domingo (4)

01/07/2021

No próximo domingo (4), os estudantes que concorrem a uma vaga do Programa Forma Pará, chamada 2020, realizam a prova do processo seletivo especial. Mais de 5.800 candidatos concorrem a 1095 vagas distribuídas em 22 municípios. O horário de realização das provas é de 8h às 12h. O Forma Pará é o programa do governo do estado, executado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que visa reduzir o déficit paraense de acesso à formação superior.

O programa possibilita a união com Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas, prefeituras e associações municipais no intuito de expandir a oferta de vagas de nível superior (bacharelado, licenciatura e tecnológico) nos municípios onde não há campi de tais instituições ou onde não exista a oferta de determinado curso, porém haja demanda para tal devido à vocação econômica da região.

Para a realização dos processos seletivos especiais, o programa conta com a parceria da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp). A chamada 2020 foi lançada em agosto daquele ano e a prova para seleção dos candidatos, que ocorreria no dia 13 de dezembro, foi adiada por duas vezes devido ao cenário pandêmico daquele momento.

A prova do próximo domingo será composta de 35 questões, de múltipla escolha, com quatro alternativas cada, para que o candidato escolha apenas uma delas. Serão cinco questões de cada uma das seguintes disciplinas: Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia, Física, Química e Biologia.  Cada questão correta da prova objetiva valerá um ponto, totalizando 35 pontos.

A nota da prova dos candidatos não eliminados nos termos do edital será acrescida de 10% para aqueles que tenham cursado pelo menos um dos anos ou estejam cursando o último ano do ensino médio no município/distrito em que o curso está sendo ofertado, conforme indicação feita no ato da inscrição que deverá ser comprovada no ato da habilitação ao vínculo institucional.

Nesta chamada, o programa conta com a parceria da Universidade do Estado do Pará (Uepa), da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa),  da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), da Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) e do Instituto Federal do Pará (IFPA).

Os municípios e distritos contemplados pela chamada 2020 do Forma Pará são: Abel Figueiredo, Bagre, Belém(Icoaraci), Belém(Mosqueiro), Bom Jesus do Tocantins, Cachoeira do Piriá, Curuçá, Dom Eliseu, Goianésia, Itupiranga, Jacundá, Marituba, Mocajuba, Muaná, Novo Progresso, Novo Repartimento, Ourém, Ourilândia do Norte, Piçarra, Rurópolis, Salinópolis, Tailândia e Ulianópolis.

Concorrência

Com 19,52 candidatos por vaga, o curso de Gastronomia ofertado pela Uepa em Icoaraci, distrito de Belém, é o mais concorrido entre os cursos oferecidos nesta etapa. O segundo curso com maior demanda é Psicologia, ofertado pela Unifesspa em Jacundá, município da região sudeste paraense, são 14,46 candidatos por vaga.

A demanda completa por cursos, assim como os cartões de inscrição para impressão podem ser encontrados no site da Fadesp.  Após a prova, os candidatos têm dois dias para entrar com recurso. O resultado final será divulgado no dia 6 de agosto.

Chamada 2021

A chamada 2021 do Forma Pará foi lançada na última terça-feira, 29. Nesta etapa, o programa amplia o número de vagas ofertadas, serão quase 2.000, totalizando 37 turmas em 34 municípios paraenses. Desta vez, o programa também conta com a parceria de todas as IES públicas presentes no estado (Uepa, Unifesspa, IFPA, Ufra, UFPA e Ufopa). As provas para o preenchimento destas vagas devem ocorrer até novembro deste ano.

O Forma Pará já está presente em 10 das 12 regiões de integração do estado. Para os moradores dessas regiões, o programa representa uma porta de acesso à qualificação profissional. Os cursos se configuram como oportunidades únicas que devem ser aproveitadas ao máximo pelos estudantes, que assim, têm a chance de transformar suas vidas para melhor.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)