Busca

Notícias

conteúdo principal

Projetos da Sectet chegam aos moradores do Guamá

20/10/2019

Projetos da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) foram oficialmente lançados no bairro do Guamá, em Belém, neste sábado, 19, com a chegada definitiva do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). As escolas estaduais Barão de Igarapé-Miri e Alexandre Zacarias de Assunção receberam simultaneamente as ações integradas de diversas secretarias e órgãos do governo coordenados pela Secretaria de Estado de Articulação da Cidadania (Seac).

A equipe do projeto “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social” montou o sistema de som, o varal de fotografias e mapas do bairro na área da cantina, chamando atenção dos moradores para a importância da convivência pacífica entre vizinhos. O “Meu Endereço” é desenvolvido pela Sectet em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA).

Em verso e prosa, a coordenadora do projeto, Myrian Cardoso, cantava e contava histórias de situações de conflito entre vizinhos por causa de obras ou demarcação de terrenos. “Saber exatamente os limites de seu imóvel e quais deveres e direitos cada um tem na hora de fazer uma construção ou ampliação da casa evita conflitos e garante uma convivência pacífica”, ressalta Myrian.

O projeto presta auxílio aos moradores com orientações jurídicas, técnicas e tecnológicas na demarcação territorial das residências. As famílias cadastradas e selecionadas recebem o kit Meu Endereço Certo, composto de planta de localização do imóvel, planta de limite de lote, laudo de condições socioambientais da moradia, laudo de avaliação do imóvel e guia de encaminhamento para instituições que fazem a regularização fundiária.

Quinta da Cidadania – As famílias do Guamá interessadas em ter as orientações e apoio profissional do "Meu Endereço" serão cadastradas durante a ação chamada "Quinta da Cidadania", que será realizada no dia 24/10, de 9h às 11h30, no Parapaz UFPA, localizado na  Av. Tucunduba, nº 01.

Curso e mapas – Outros projetos da Sectet que chegam ao Guamá dentro das ações do TerPaz são: Cursos de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos”, com o curso “Decoração de eventos com balões”; e o “Mapas Digitais”, que fará a apresentação aos moradores no dia  29/10, às 18h, no Lar Fabiano de Cristo, na rua Barão de Ig.Miri, 257.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)
Fotos: Priscila Castro (Ascom Sectet)