Início » Notícias » Programa Pará Profissional oferta 180 vagas gratuitas para cursos de qualificação profissional

12/03/2018

Estão abertas as inscrições gratuitas para o preenchimento de 180 vagas de cursos do Programa Pará Profissional, o qual é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet). Ao todo são três capacitações que ocorrerão nos meses de março, abril e maio deste ano nos municípios de Belém, Acará e Anajás. Todas possuem caráter teórico-prático e são dirigidas para apoiar atividades dos setores da agricultura, da construção civil e do comércio de bens, serviços e turismo.

Em Belém, o curso ofertado é o de “Turismo religioso: aperfeiçoamento e instrutoria dos guias de turismo em manifestações católicas”; Na cidade de Acará, o curso ofertado é o de “Técnicas para boa leitura e interpretação de projetos na construção civil”; Por fim, na cidade de Anajás, a capacitação ofertada é a de “Boas práticas para o manejo da borracha nativa com técnicas de transformação do látex em artesanato – manejo e projeto de inclusão produtiva”.

Para estarem aptos à matrícula, os interessados devem ter idade mínima de 18 anos completos no momento da inscrição e atender aos níveis de escolaridade e pré-requisitos específicos para cada curso, exigidos no anexo I do edital. As aulas serão executadas por instrutores com experiência comprovada na área ofertada, os quais receberão bolsas por meio da Sectet.

O Programa Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, se caracteriza por ser um dos instrumentos de combate à desigualdade inter-regional no Estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. Destaca-se que as ofertas de cursos do Programa são realizadas de acordo com as demandas dos atores pertencentes aos setores produtivos de cada região, mediante realização de oficinas, reuniões e solicitações diretas das prefeituras municipais.

Serviço: As inscrições para os novos cursos do Pará Profissional podem ser realizadas AQUI.

Texto: Igor de Souza (Ascom/Sectet)