Busca

Notícias

Início » Notícias » Programa Pará Profissional é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade
conteúdo principal

Programa Pará Profissional é finalista do Prêmio Excelência em Competitividade

07/08/2018

O Programa Pará Profissional, o qual é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), é um dos seis finalistas da terceira edição do Prêmio Excelência em Competitividade - Destaque Boas Práticas, organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP). O objetivo do prêmio é dar destaque a projetos que têm mudado o Brasil e ajudado o país na consolidação de uma nação mais próspera e competitiva.

Conforme previsto no edital do Prêmio, foram feitas duas avaliações. A primeira consistiu em verificar se as boas práticas inscritas atendiam aos pré-requisitos: serem políticas estaduais e fornecerem informações completas sobre sua execução. Já a segunda triagem foi feita sobre os critérios de potencial de institucionalização ou legado, equidade, replicabilidade e escalabilidade, inovação, competitividade e resultados. O CLP recebeu mais de 90 inscrições, das quais somente seis foram escolhidas como finalistas.

Além do Pará, com o Programa Pará Profissional, os estados de Pernambuco, Paraná, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal também estão concorrendo ao Prêmio, com projetos voltados a melhoria da gestão pública, da gestão escolar, da ouvidoria, da segurança no trabalho e da arrecadação de impostos.

O Programa - O programa Pará Profissional foi instituído pela Lei nº 8.427, de 16 de novembro de 2016, descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

“Creio que o Estado só avança em seu patamar de desenvolvimento quando as pessoas melhoram suas condições de vida, e não há forma mais efetiva para isso do que pela educação e pela qualificação profissional. Fico muito feliz que o Pará Profissional tenha sido reconhecido nacionalmente por meio desse Prêmio. Isso é um mérito da dedicação e engajamento de todos que trabalham em prol do Programa”, afirma a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enriquez.  

Dos seis projetos finalistas, três serão premiados na cerimônia de Lançamento da 7ª Edição do Ranking de Competitividade dos Estados, que será realizada no dia 14 de setembro, às 9h, em São Paulo.

Texto: Igor de Souza - Ascom Sectet