Início » Notícias » Programa Forma Pará é lançado pelo governo do Estado e universidades públicas

Programa Forma Pará é lançado pelo governo do Estado e universidades públicas

20/08/2019

O Programa Forma Pará foi lançado oficialmente na manhã desta terça-feira (20) em solenidade realizada no Teatro Waldemar Henrique, onde foram assinados os convênios entre o governo do estado, por meio da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), a Universidade Federal do Pará (UFPA), a Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), a Universidade do Estado do Pará (Uepa) e representantes dos 14 municípios alcançados nessa primeira versão do Programa.

Compuseram a mesa de abertura da solenidade o secretário de Ciência e Tecnologia, Carlos Maneschy; o reitor da Uepa, Rubens Cardoso; o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho; o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro e a prefeita de Mocajuba, Elieth de Fátima Braga, representando os demais prefeitos e autoridades municipais presentes. Num primeiro momento foram assinados os convênios com as instituições públicas de ensino superior. Em seguida os representantes dos municípios fizeram a assinatura do documento que oficializa a parceria na oferta de vagas de cursos superiores em suas localidades.

Expansão da oferta - O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, parabenizou o governo do Pará por compreender a importância da educação para o desenvolvimento do estado. “A melhor aposta que se pode fazer para superar as dificuldades e carências da nossa população é o investimento em educação. Parabenizo o governador Helder Barbalho e o secretário Carlos Maneschy por essa iniciativa que já nasce vitoriosa”, enfatizou Tourinho afirmando que esse avanço na oferta de cursos de nível superior só é possível por meio da parceria entre o estado, as instituições e as prefeituras. “Só é possível avançar, estender a oferta de vagas, juntando os esforços dos que têm compromisso com a população”, ressaltou o reitor da UFPA.

Referindo-se à grande procura dos paraenses por um curso superior, o reitor da Uepa, Rubens Cardoso, contabilizou o déficit no ensino superior informando que ao somar todas as vagas ofertadas pelas instituições públicas do estado têm-se em torno de 17 mil vagas e no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) inscrevem-se cerca de 256 mil pessoas no Pará. “O Programa Forma Pará é uma oportunidade ímpar. Possibilita formar mais e melhor as pessoas em seus próprios municípios, que ao indicar os cursos ofertados, atendem suas vocações específicas e o desenvolvimento virá de forma sustentável e benéfica”, acrescentou o reitor da Uepa.

Pressão por melhorias - Com a implantação de cursos de graduação nos municípios onde não há campus universitário, destacou o reitor da Unifesspa, Maurílio Monteiro, haverá maior cobrança dos profissionais formados sobre as políticas públicas locais, aumentando a pressão social sobre as administrações. “Será uma cobrança boa que fará com que todos cresçam”, disse o reitor, dirigindo-se aos prefeitos e secretários municipais presentes. Maurílio Monteiro falou da alegria de participar da implantação do Programa e elogiou a iniciativa do governo do estado e da Sectet. “Num momento em que enfrentamos problemas gravíssimos com o contingenciamento dos investimentos nas universidades federais, a sociedade paraense responde com uma parceria que expande a oferta de vagas. Estou muito feliz de participar desse momento”, reiterou.

Em resposta à referência do reitor da Unifesspa, a prefeita de Mocajuba, Elieth Braga, concordou que a cobrança sobre as administrações municipais será maior depois da implantação de cursos de nível superior, assentindo que a pressão ajudará a alavancar o desenvolvimento local. Ela foi enfática ao falar da importância da educação para o crescimento de uma sociedade. “A educação é tudo. Sem ela não há desenvolvimento. Em apenas sete meses de governo já temos um programa como esse. Tenho certeza que com o governador do estado, Helder Barbalho e com o secretário Carlos Maneschy o Pará vai avançar muito mais”, declarou a prefeita de Mocajuba.

Compromisso de governo - O secretário Carlos Maneschy agradeceu a presença de todos e as palavras de incentivo da prefeita e reitores, ratificando o compromisso do governo Helder Barbalho com o investimento em educação como meio para alcançar o desenvolvimento não apenas econômico, mas social e humano da população paraense. “O Forma Pará vem diminuir o déficit da oferta de vagas no ensino superior no estado. Sabemos que as desigualdades são imensas e históricas. Uma das que mais me incomodam é a assimetria na educação. Vamos oferecer pelos menos quatro mil novas vagas em quatro anos. Pode parecer pouco diante da demanda, mas, com certeza é muito mais do que foi feito antes”, declarou o secretário, reafirmando o seu compromisso pessoal com a expansão do ensino superior público no estado.

O resultado do processo seletivo especial realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp) nos 14 municípios que assinaram o convênio nesta terça-feira (20) será divulgado na próxima quinta-feira, 22. Estão em disputa 900 vagas em oito cursos e 18 turmas. Mais 100 vagas estão sendo ofertadas para Mosqueiro. Mais informações sobre esta seleção estão no site da Fadesp.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)
Fotos: Priscila Castro (Ascom/Sectet)