Busca

Notícias

Início » Notícias » PCT Guamá recebe a Associação BioTec-Amazônia
conteúdo principal

PCT Guamá recebe a Associação BioTec-Amazônia

23/02/2018

Na manhã desta quarta-feira (21), o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) recebeu a visita da equipe de gestores e consultores da Associação BioTec-Amazônia.  Articulado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), o evento também contou com a presença de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Pela manhã, a associação foi recebida no Laboratório da Qualidade de Leite da Região Norte, pela coordenadora, Luiza Helena Meller, que apresentou detalhes das pesquisas e serviços do laboratório e seu potencial para o melhoramento e a verticalização da cadeia leiteira no Estado.

No período da tarde, a comitiva foi recebida no auditório do prédio Espaço Inovação pelo diretor-presidente do Parque, Antônio Abelém. O modelo de gestão, infraestrutura e serviços do programa de desenvolvimento Guamá Business foram apresentados.  Ao término, a associação formalizou o contrato de locação de quatro módulos do Espaço Empreendedor, um novo prédio, previsto para ser inaugurado no próximo dia 09 de março, voltado para abrigar empresas nascentes de base tecnológica no PCT Guamá.

Após a assinatura do contrato, todos os presentes seguiram para o Laboratório de Óleos da Amazônia para conferir os estudos conduzidos e os principais serviços ofertados pelos pesquisadores. Em seguida foram apresentados ao Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Telecomunicações, Automação e Eletrônica (Lasse/UFPA) e ao Laboratório de Engenharia Biológica (Engebio/UFPA).  Posteriormente todos os visitantes conheceram o Centro de Valorização de Compostos Bioativos da Amazônia (CVACBA), onde foram apresentados serviços que possibilitam o controle de qualidade e o desenvolvimento de ingredientes nutricionais e bioativos. O CVACBA é líder nesta área, tanto no domínio das tecnologias quanto na descoberta e criação de novos produtos, como no estabelecimento de padrões de qualidade para atender requisitos legais.

Para o diretor do PCT Guamá, Antônio Abelém, “a visita e articulação a biotec amazonia tem um papel estratégico na atração de empreendimentos de grande porte , na área de biodiversidade para o estado do Pará e em especial para o PCT Guamá”.

Em sua segunda visita ao PCT Guamá, o diretor-presidente da associação, o professor Seixas Lourenço, destacou positivamente o crescimento do parque em um curto espaço e o alto nível dos laboratórios de P&D. “O que vimos aqui, sem dúvida nenhuma, são laboratórios de competência nacional e internacional. O Parque e o Governo do Pará estão de parabéns pelas ações desenvolvidas e pelos recursos investidos em um ambiente tão favorável à sistematização entre pesquisa, inovação e o segmento empresarial. Ressaltamos a alegria de poder nos instalar no Espaço Empreendedor e por essa importante parceria”, afirmou Seixas Lourenço.

O prédio Espaço Empreendedor possui aproximadamente três mil e quinhentos metros quadrados de área interna e investimentos que ultrapassam os R$ 11 milhões de reais, o prédio abriga 36 salas que variam de 36 a 100 m², ideais para a instalação de pequenos e médios empreendimentos. O novo prédio complementa o complexo arquitetônico do PCT Guamá, em conjunto com o prédio Espaço Inovação, inaugurado em junho de 2016, que abriga laboratórios de P&D e empresas de base tecnológica mais maduras. A BioTec-Amazônia ocupará quatro salas do 3º andar, em uma área de mais de 250m² dentro do prédio.

Texto: Karina Martins (Ascom/ PCT Guamá)