Início » Notícias » Pará Profissional oferece mais 1200 vagas para cursos em 24 municípios paraenses

17/10/2017

A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) abriu inscrições para o preenchimento de 1200 vagas, distribuídas em 60 cursos, oferecidos por meio do Programa Pará Profissional. As aulas ocorrerão em 24 municípios paraenses, espalhados em nove Regiões de Integração do estado do Pará.

Os cursos têm caráter teórico-prático, presenciais, dirigidos a apoiar atividades produtivas voltadas aos setores da agricultura, pecuária, agrossilvopastoril e agroindústrias. São oferecidas 580 vagas em formação inicial, 320 em aperfeiçoamento profissional e 300 em qualificação profissional.

As aulas terão início, variando entre cada curso, entre os meses de outubro a dezembro de 2017 e serão executadas por unidades de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) – regional Pará. Para estarem aptos à matrícula, os participantes devem ter idade mínima de 18 anos completos no momento da inscrição e atender aos níveis de escolaridade e pré-requisitos exigidos no edital.

Entre os cursos oferecidos estão os de agricultor, agricultor orgânico, operador de máquinas e implementos agrícolas, floricultura, manejo sanitário de bubalino de leite, doma racional de animais e muitos outros.

Em setembro, a Sectet já havia aberto edital oferecendo 1345 vagas de qualificação profissional. Na ocasião, os cursos eram dirigidos a apoiar atividades do Comércio de Bens, Serviços e Turismo, em vinte municípios, pertencentes a dez Regiões de Integração.

Pará Profissional - O Programa, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, é um dos instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. Ele é executado de maneira a atender as demandas condizentes com as necessidades das cadeias produtivas de cada município ou região, o que o torna mais eficaz no sentido de geração de emprego e renda para a população.

Serviço:  As inscrições podem ser realizadas diretamente em aqui. Edital e anexos estão disponíveis aqui.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)