Busca

Notícias

Início » Notícias » Pará Profissional certifica concluintes do primeiro Curso Técnico de Açúcar do estado
conteúdo principal

Pará Profissional certifica concluintes do primeiro Curso Técnico de Açúcar do estado

12/12/2018

A noite da última terça-feira (11) foi de festa para os 32 concluintes do primeiro Curso Técnico de Açúcar e Álcool do Pará. Ocorrido em Ulianópolis, no sudeste do estado, o curso foi ofertado por meio do Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), com o objetivo de atender à demanda por mão de obra no setor de produção sucroalcooleira do município.

As aulas tiveram início em novembro de 2016, após a assinatura de um convênio entre Sectet e a empresa Pagrisa - Pará Pastoril e Agrícola S/A, a qual disponibilizou a infraestrutura necessária para a realização das atividades práticas do curso. No total, foram 1200 horas de aula, divididas em quatro módulos. A Secretaria contou também com a parceria da Unidade de Ensino do Senai/PA de Paragominas para a execução do curso.

O Governo do Pará acredita que, contribuindo para a qualificação de profissionais nessa área, possibilita a expansão do setor no estado, o que, consequentemente, gera mais emprego e renda para a população paraense. Para o diretor da Pagrisa, Fernão Zacaner, os egressos do curso têm a oportunidade de escrever uma nova história. “Esses jovens passaram quase dois anos estudando e se dedicando, agora estão na maior alegria, eles vão trazer muito desenvolvimento e impacto para o município”, comemorou.

Durante o ato de entrega dos certificados, estiveram presentes a adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez e o diretor de Educação Profissional e Tecnológica, Luís Blasques, como representantes da Secretaria. Eles também participaram, no período da tarde, da certificação de cursos do Pará Profissional, na categoria Formação Inicial e Continuada. No total, foram 19 pessoas qualificadas como Mecânico de Freio e 12 concluintes do curso de Instrumentista Industrial.

Premiação

Em setembro deste ano, o estado do Pará recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade de 2018, na categoria Boas Práticas, pela execução do Pará Profissional. No total mais de 90 práticas foram inscritas para concorrer ao prêmio nessa categoria e seis foram selecionadas como finalistas, das quais apenas três foram premiadas. Organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o objetivo do prêmio é dar destaque a projetos que têm mudado o Brasil e ajudado o país na consolidação de uma nação mais próspera e competitiva.

O Programa Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, é coordenado Sectet e se caracteriza por ser um dos instrumentos de combate à desigualdade inter-regional no estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local.  Desde o início de sua execução até final de novembro de 2018, o Programa já havia ofertado e concluído 450 cursos de qualificação, realizados em 63 municípios de todas as 12 Regiões de Integração do Estado, totalizando 7.200 pessoas qualificadas (2016-2018).

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)