Início » Notícias » Pará Profissional abre inscrições para 120 vagas em cursos de aperfeiçoamento e qualificação

03/12/2018

Estão abertas, até o dia 5 de dezembro, as inscrições para o preenchimento de 120 vagas, distribuídas em cinco cursos, na modalidade de Aperfeiçoamento e Qualificação Profissional, oferecidas por meio do Programa Pará Profissional. As aulas ocorrerão em cinco municípios paraenses, localizados em três diferentes regiões de integração do estado. Os cursos são presenciais, de caráter teórico-prático. Eles são dirigidos para apoiar atividades do Comércio de Bens e Serviços, Meio Ambiente e Construção Civil nos municípios.

O início das aulas ocorre entre 6 e 10 de dezembro, dependendo do curso escolhido. Para estarem aptos à matrícula, os participantes devem ter idade mínima de 18 anos completos no momento da inscrição e atender aos níveis de escolaridade e pré-requisitos exigidos no anexo I do edital.

Os municípios que sediarão os cursos são: Rio Maria, Xinguara, Canaã dos Carajás, Augusto Correa e Viseu. As aulas serão executadas pelas unidades de ensino do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac).

Premiação

Em setembro deste ano, o estado do Pará recebeu o Prêmio Excelência em Competitividade de 2018, na categoria Boas Práticas, pela execução do Pará Profissional. No total mais de 90 práticas foram inscritas para concorrer ao prêmio nessa categoria e seis foram selecionadas como finalistas, das quais apenas três foram premiadas. Organizado pelo Centro de Liderança Pública (CLP), o objetivo do prêmio é dar destaque a projetos que têm mudado o Brasil e ajudado o país na consolidação de uma nação mais próspera e competitiva.

O Programa Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, de 16 de novembro de 2016, é coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e se caracteriza por ser um dos instrumentos de combate à desigualdade inter-regional no estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local.

Destaca-se que as ofertas de cursos do programa Pará Profissional são realizadas de acordo com as demandas dos atores pertencentes aos setores produtivos de cada região, mediante realização de oficinas, reuniões e solicitações diretas das prefeituras municipais.

Serviço: As inscrições para os novos cursos podem ser realizadas AQUI.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)