Busca

Notícias

conteúdo principal

Forma Pará realiza aula inaugural de Gastronomia em Salinópolis

20/10/2021

A oferta do curso de Gastronomia por uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública foi a resposta do governo do estado, por meio do Programa Forma Pará, a uma demanda de localidades que têm o turismo como principal apelo econômico.

"O curso de Gastronomia da Universidade do Estado do Pará é o primeiro da região Norte ofertado por uma instituição pública. Veio atender à necessidade de qualificar os profissionais dessa área" , disse o coordenador do curso, Wanderson Dantas, na aula inaugural realizada nesta terça-feira (19), para os alunos da turma de Salinópolis.

Calouros do Curso de Gastronomia do Forma Pará assistem à aula inaugural

19/10/2021

No final da tarde desta segunda-feira (18), o titular da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), Carlos Maneschy, esteve no distrito de Icoaraci, em Belém, para dar as boas vindas aos calouros do curso de gastronomia, promovido pelo Forma Pará. O programa estadual, coordenado pela Secretaria, leva educação superior aos moradores dos municípios e distritos que possuem dificuldade para ter acesso a uma Instituição de Ensino Superior (IES) pública.

Fórum de Bioeconomia

18/10/2021

Biotec-Amazônia apresenta o genoma do açaí no Fórum Mundial de Bioeconomia

O Fórum Mundial de Bioeconomia 2021 é um evento híbrido, com transmissão também, ao vivo, de Belém. O evento inaugural foi sediado, concomitantemente, em Belém, Brasil e em Helsinki, na Finlândia.

IFPA iniciou nesta sexta (15) inscrições para vagas não preenchidas no Forma Pará 2020

16/10/2021

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) abriu nesta sexta-feira (15) o prazo de inscrição no processo de seleção para o preenchimento de vagas remanescentes da chamada 2020 do Forma Pará, programa do governo do estado desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). 

Forma Pará lançará editais da chamada 2021 no final do mês de outubro

15/10/2021

Inicialmente previstos para serem divulgados nesta sexta-feira (15) os editais da chamada 2021 do Programa Forma Pará, do governo do estado, serão publicados a partir do dia 28 de outubro. A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), coordenadora do Programa, informa que o adiamento foi necessário para ajustes no cronograma do processo de seleção.

Cursos do Forma Pará são apresentados em Tracuateua, Bonito e Santa Maria do Pará

14/10/2021

A Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) participou de audiências públicas para anúncio dos cursos do Programa Forma Pará nos municípios de Tracuateua e Bonito, região nordeste do Pará.

Consectet realiza 1ª Reunião Ordinária entre os novos membros

14/10/2021

Na tarde desta quarta-feira (13), ocorreu, no auditório da Escola de Governança do Estado do Pará (EGPA), a 1ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Consectet), presidido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Ufra está com inscrições abertas para vagas remanescente do Forma Pará 2020

13/10/2021

A Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) está com inscrições abertas até o dia 21 de outubro para o preenchimento de vagas remanescentes da chamada 2020 do Forma Pará, programa do governo do estado desenvolvido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet). O edital está publicado no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo de seleção, que não terá prova específica. 

Programa Forma Pará é instituído como lei pelo Governador do Estado

08/10/2021

Fomentar a expansão da oferta de cursos superiores no estado como importante instrumento de superação das desigualdades inter-regionais. Essa é a principal finalidade do Programa Forma Pará que nesta sexta-feira (8) passou de programa de governo a programa de Estado com a publicação da Lei 9.324/21no Diário Oficial do Estado (DOE). O projeto foi aprovado pela Assembleia Legislativa do Estado no dia 28 de setembro e sancionado pelo governador Helder Barbalho, nesta quinta-feira (7).

Biotec-Amazônia

05/10/2021

Ciência e Tecnologia a serviço da Bioeconomia

A nova natureza científica e tecnológica da Organização Social BioTec-Amazônia propicia a possibilidade de desenvolver pesquisas avançadas, como é o caso do estudo do genoma do açaí e a pesquisa de prestação de serviço dentro da área de tecnologia supercrítica.

Páginas