Busca

Notícias

conteúdo principal

Moradores de Ananindeua recebem capacitação profissional na Usina da Paz Icuí-Guajará

17/11/2021

Diversos cursos estão sendo ofertados à população de forma gratuita

"Apaixonada por motocicleta". É assim que a estudante do 5° semestre do curso de Direito, Tisiane Santos, 26 anos se definiu. Ela é uma das participantes do curso de qualificação Profissional Mecânico de Motocicleta e não esconde a felicidade em poder realizar este sonho.

"Eu sempre fui apaixonada por motos e sempre tive vontade de aprender mais sobre esse assunto, e hoje estou tendo essa oportunidade, de fazer esse curso, essa é uma chance que estou tendo para estender a minha área de conhecimento e ainda de realizar esse sonho", disse a participante.

Ação é realizada pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com o consultor de mercado do Senai, Luciano Santos, o curso terá uma carga horária de 160 horas e será realizado de terça a sexta das 13h às 17h.

"Neste curso os alunos terão a oportunidade de conhecer as partes mecânicas da motocicleta, também poderão ser inseridos no mercado de trabalho, além poder fazer a manutenção da sua própria motocicleta, caso tenham", disse ele.

O consultor ressaltou também quais são os critérios necessários para que a pessoa possa realizar o curso e como será a dinâmica. "Para participar, a idade mínima é a partir de 16 anos, sem limite de idade, e que tenha o nível fundamental completo. Durante a formação, será estudada a parte teórica, a parte de relacionamento interpessoal, 5S, metrologia, que é quando eles poderão fazer as medições dessas peças, entre outras técnicas e, por fim, vem a parte prática", concluiu.

O motorista de aplicativo, Isaías Rodrigues, 42 anos, também está participando do curso. Ele falou da importância de ações como estas que estão sendo realizadas pelo governo do Estado. “Esses cursos são muito importantes porque estão capacitando os moradores aqui do município de Ananindeua, trabalho que vem sendo feito pelo governo do Estado. Antes, nós tínhamos que ir para o centro da cidade para realizar algumas dessas atividades. Agora eu também estou aproveitando essa oportunidade aqui perto de casa’’, ressaltou o participante.

Outros dois cursos também estão sendo disponibilizados pela Sectet, o de Assistente Administrativo e o de Mecânico de Refrigeração e Climatização Doméstica. As vagas para estes cursos já foram preenchidas. No entanto, serão divulgadas em breve novas atividades.

Texto: Elizabeth Teixeira (Ascom/Seac)