Início » Notícias » Intensa programação encerra a Semana de CT&I e Desenvolvimento

Intensa programação encerra a Semana de CT&I e Desenvolvimento

01/07/2019

A programação do quarto e último dia da Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento ocorreu, na manhã desta quinta-feira, 27, concomitantemente em três lugares diferentes: na Superintendência do Desenvolvimento da Amazônia (Sudam); na Federação da Agricultura e Pecuária do Pará (Faepa); e no Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae no Pará).

Na Sudam, as palestras abordaram os temas inovação e empreendedorismo. Como órgão cujo papel é promover o desenvolvimento regional e mudar a realidade da população local, a Superintendência viu no evento a oportunidade de estimular sociedade no sentido de discutir a importância da tríade CT&I para o setor produtivo da região amazônica.

Assessores Municipais de Inovação - Já na Faepa, houve a apresentação a parceiros e representantes de prefeituras municipais do Programa “Assessores Municipais de Inovação – AMI”. Este será um servidor da prefeitura municipal que, após qualificação específica, se tornará o agente capaz de receber as demandas diretamente dos produtores rurais e/ou empresários locais e terceiro setor e contará com apoio da Rede AMI na solução dos entraves existentes. Ou seja, os assessores municipais de inovação serão os braços da Sectet para receber, nos municípios, o que existe de demanda e entraves no setor produtivo.

Para a efetividade do Programa, as assinaturas de termos de parceria são fundamentais. Os principais parceiros envolvidos são: Federação da Agricultura do Pará (Faepa), Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae) no Pará, Instituições de Ciência e Tecnologia - ICTs (Rede Namor) e Prefeituras Municipais (por meio da Federação das Associações de Municípios do Pará - Famep).

O servidor Celso Botelho, da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater-PA), classificou o programa como “oportuno e necessário”. Já o presidente da Faepa, Carlos Xavier, destacou que o AMI é fundamental para que o estado avance. “Precisamos de ciência, tecnologia e inovação para avançar, o Pará tem tanta força e potencialidade, temos que mudar pela produção, tudo começa no campo, não se pode ficar de braços cruzados”, frisou.

Desenvolve Pará – Para debater problemas e soluções da cadeia produtiva do açaí no estado, reuniram-se no auditório do Sebrae representantes do governo, empresas, produtores e pesquisadores, na primeira edição do programa Desenvolve Pará, promovido pela Sectet, com o tema “Avanços e desafios da cadeia do açaí”. “Este é um momento de resolver problemas da cadeia do açaí no estado e realizar negócios”, anunciou na abertura do evento o diretor de Ciência e Tecnologia (DCT) da Sectet, Demethrius Lucena.

Marília Amorim, assessora de incentivos à produção da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico, Mineração e Energia (Sedeme), falou sobre “Incentivos fiscais para o açaí”; Aurilene Aragão e Elizabeth Cabrasl, da empresa de beneficiamento de açaí Xingu Fruits, explicaram como a empresa funciona, seus produtos e as tendências do mercado atual e para o futuro; Hervé Rogez, pesquisador da Universidade Federal do Pará (UFPA) e do Parque de Ciência e Tecnologia (PCT-Guamá), mostrou a composição nutricional do açaí e os problemas de contaminação pelo barbeiro, na palestra “Normatização do padrão de identidade e qualidade da polpa e produtos derivados do açaí”.

Os programas do Sebrae voltados a pequenos e microempreendedores do açaí foram informados pelo analista Mauro Pereira. Cassandra Lobato, gestora do Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) da Federação da Indústria do Pará (Fiepa) falou sobre a importância da informação para quem quer investir no setor e está em busca de financiamento. “Informação é poder. Quem tem informação consegue chegar mais rápido a seus objetivos. O NAC tem informações completas, precisas e coesas. Acessem o Núcleo”, convidou Lobato. À tarde foi realizada uma “Rodada de acesso ao crédito” com a participação de quatro bancos que apresentaram suas linhas de crédito para empreendedores presentes.

Texto: Ascom/Sectet