Busca

Notícias

conteúdo principal

Infovia em fibra óptica leva internet rápida e mais serviços a Santa Maria do Pará

02/09/2016

O governador Simão Jatene inaugurou nesta quarta-feira (31), no município de Santa Maria do Pará, nordeste paraense, mais um trecho da infovia em fibra óptica da rede corporativa governamental. A inauguração foi possível graças a uma parceria entre a Empresa de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado (Prodepa) e o Banco do Estado do Pará (Banpará).

A inauguração da infovia, que tem 52 quilômetros, foi marcada com a entrega de um “hotzone”, ponto de livre acesso à internet para a população de Santa Maria do Pará instalado na praça matriz, com capacidade para até 200 conexões. Antes mesmo da chegada do governador Simão Jatene para a cerimônia oficial da entrega da obra, crianças e adolescentes já comemoravam o avanço tecnológico trazido pela fibra óptica ao município.

Entre imagens e textos captados por uma internet veloz, a estudante do segundo ano Naiane Ribeiro ressaltou: “A Internet, hoje, é a nossa principal ferramenta de comunicação. É muito importante que o Governo do Estado proporcione essa qualidade na rede para a população em geral e para nós, estudantes”.

O projeto de expansão das redes de fibra óptica compõe o plano do Governo do Pará de conectar mais municípios do Estado a uma internet confiável e de baixo custo. Com a inauguração do trecho Santa Maria–Castanhal, já são mais de 200 quilômetros de cabos distribuídos em quatro infovias, canais de comunicação que hoje ligam mais de 70  municípios e fazem a infraestrutura por onde circulam, de um ponto a outro do Estado, os dados da rede estadual de comunicação. Com isso, é garantido acesso aos sistemas corporativos eletrônicos do governo, à internet, aos mais diversos conteúdos e, é claro, à informação e ao conhecimento.

Conectividade – “Isso significa você colocar o mundo em contato com nosso Estado e o nosso Estado em contato com o mundo. Todos sabemos que o grande desafio da sociedade moderna é o conhecimento, então esse é o veículo de conhecimento, que se desdobra na área da saúde , transmitindo informações importantes e em tantas outras áreas. Hoje demos um salto de qualidade, e me sinto muito feliz de estar participando do início de um novo patamar para a comunicação do Estado”, destacou Simão Jatene.

Com a conectividade nos órgãos, é possível agilizar o atendimento, ter mais controle dos recursos usados, além de aumentar a segurança na gestão dos dados e dos serviços oferecidos à sociedade. O Banpará, parceiro da Prodepa no projeto, é um dos órgãos que serão beneficiados pela nova infovia, passando assim a oferecer melhores serviços à população. “O cliente vai ser atendido de forma muito mais rápida e eficiente. Vai poder acessar, por exemplo, um aplicativo no smartphone com muito mais rapidez”, disse o presidente do Banpará, Augusto Costa.

O projeto de expansão da rede corporativa governamental continua. “Nossa próxima meta é atender a região do Xingu, em outra parceria, com o consórcio de Belo Monte, englobando mais seis municípios do entorno da hidrelétrica com a fibra óptica. Também vai ser a primeira fibra óptica nesses municípios, assim como em Brasil Novo e Medicilândia, entre outros. Tudo para facilitar o serviço, não só da área pública, mas também da população, principalmente melhorando a telefonia e conseguindo chegar com uma internet melhor”, explicou o presidente da Prodepa, Théo Pires.

Estiveram presentes à entrega simbólica da infovia, junto com o governador, o presidente da Prodepa, Théo Pires; o titular da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet), Alex Fiúza; o presidente da Assembléia Legislativa, Marcio Miranda; o chefe da Casa Civil, Jose Megale, e os deputados Sidney Rosa e Celso Sabino.

Texto: Syanne Neno (Ag. Pará de Notícias)