Governo entrega Carretas Profissionalizantes do Programa Terpaz

17/12/2021

"Eu tenho um projeto de montar um grande negócio na minha casa, então estou aprendendo mais e mais". Os planos de Carmem Pereira, 64 anos, encontraram o apoio do governo do estado que oferta qualificação profissional por meio do Programa Estadual Territórios pela Paz (TerPaz), que inaugurou no início da noite desta quinta-feira (16), no Portal da Amazônia, quatro carretas-escolas profissionalizantes. Carmem era toda gratidão na demonstração da Carreta da Gastronomia. Ela é aluna nos cursos ofertados na Usina da Paz do Icuí-Guajará, em Ananindeua e que a partir de janeiro estarão disponíveis nos bairros de Belém e de outros municípios do estado de forma itinerante.

"Eu agradeço primeiro a Deus e depois ao nosso governador, que tem feito todo esse trabalho maravilhoso", declarou Carmem que trabalha no ramo da alimentação há 20 anos e aproveita os cursos para adquirir mais conhecimentos, incrementar a produção e realizar o sonho de crescer na área.

Por todo o Pará
Além das quatro carretas entregues nesta quinta-feira – Gastronomia, Informática, Refrigeração e Saúde –, haverá mais duas que começarão a ser utilizadas em janeiro: Embelezamento e Construção Civil.

Na solenidade realizada no Portal da Amazônia, o governador do estado, Helder Barbalho, destacou que o TerPaz permite a transformação das comunidades  e, ao manter a presença do Estado, contribui para a cultura de paz e redução da violência. Ele explicou que as carretas serão a extensão dos serviços oferecidos nas Usinas da Paz diante da dificuldade de levar essas estruturas para todos os bairros de Belém ou para cada um dos 144 municípios paraenses. Com os equipamentos móveis, os serviços poderão chegar a todas as regiões do estado.

“Com esses equipamentos nós teremos a possibilidade de oportunizar conhecimentos e que estes conhecimentos possam permitir que as famílias caminhem com as próprias pernas. Os cursos ofertados permitirão a formação de cidadãs e cidadãos que assim poderão garantir a renda de seus familiares", disse o governador.

Parceria e oportunidade
O titular da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac), Ricardo Balestreri, frisou que o TerPaz é coordenado pela pasta e conta com o apoio de todas as demais secretarias do estado. As carretas entregues têm a parceria da Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) e da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), responsável pelos cursos ofertados na área da Gastronomia, Informática e Refrigeração.

O secretário Balestreri ressaltou que o TerPaz é um sonho transformado em realidade pelo esforço conjunto e solidariedade entre as pastas administrativas do governo na busca de levar oportunidade para as pessoas que moram no Pará, sobretudo nas área mais vulneráveis. “As pessoas que moram nos territórios mais vulneráveis são boas, criativas, trabalhadoras. Pessoas para quem só faltava oportunidade e o governador está trazendo isso, chance e oportunidade”, enfatizou o secretário.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, ratificou o principal objetivo do TerPaz que é gerar oportunidade principalmente para as pessoas que mais precisam. “O lançamento dessas  carretas demonstra o compromisso do governador Helder com a formação da sua gente. As pessoas que aqui moram representam o ativo mais importante que nós temos. Qualificá-las, capacitá-las, formá-las é, sobretudo, a sinalização bem clara de um futuro bem melhor para a nossa gente”, disse Maneschy.

As carretas são fruto da parceria do governo do estado com a empresa Alcoa, empresa de produção de alumínio que tem uma unidade no município de Juruti, oeste do Pará.  O presidente da empresa no Brasil, Otávio Cavalheiras, ressaltou que as carretas profissionalizantes são a oportunidade de cumprir a função cidadã da companhia. “Nós da Alcoa temos o propósito de transformar o potencial em progresso verdadeiro. Isso que nós estamos vendo aqui é um exemplo desse propósito de nossa empresa cidadã que está presente no estado há mais de 15 anos”, destacou.

Cursos e carretas
Sob a responsabilidade da Sectet:
- Carreta da Gastronomia: em parceria com a Universidade do Estado do Pará (Uepa) terá a oferta de cursos de Panificação Básica, Técnicas Básicas de Cozinha, Confeitaria Básica, Produção de bolos decorados, Aproveitamento integral de alimentos, Produção de coquetéis e drinks, entre outros.

- Carreta da Informática: em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), ofertará cursos de Informática Básica, Excel e Word Avançado, AutoCAD, Corel Draw, Photoshop, Web Design, Programação e Construção de Aplicativos, Tratamento de imagens e edição de vídeos, Curso de Drone e Marketing Digital, entre outros.

- Carreta da Refrigeração: ofertará cursos técnicos de eletricista de refrigeração e climatização, mecânico de manutenção em refrigeração industrial, mecânico de manutenção em sistema multi Split e mecânico de manutenção em refrigeração e climatização residencial, entre outros;

Sob a responsabilidade da Sespa
- Carreta da Saúde: além de atendimento com médico clínico geral e ginecologista, haverá encaminhamentos por meio da regulação para exames e consultas especializadas; atendimento odontológico, e palestras sobre diversos temas na área de saúde, ministradas pela equipe multidisciplinar da Secretaria. Serão ofertados ainda cursos profissionalizantes em Saúde Bucal, Prótese Dental e Radiologia, em parceria com a Escola Técnica do Sistema Único de Saúde (Etsus);

Os cursos serão realizados a partir de janeiro de 2022, e serão anunciados publicamente, pelas redes sociais da Sectet e da Seac, com as formas de inscrição.
Durante o evento, o governador Helder Barbalho também entregou três tratores para as prefeituras de Curuçá, Nova Ipixuna e Ipixuna do Pará.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom Sectet)
Fotos: Agência Pará e Jeniffer Galvão  (Ascom Sectet)