Início » Notícias » Forma Pará: provas são realizadas em 14 municípios

Forma Pará: provas são realizadas em 14 municípios

12/08/2019

Mais de cinco mil estudantes tiveram neste domingo, um dia especial. Além de ser o Dia dos Pais, para esses estudantes foi o dia de tentar uma vaga num curso superior, passo importante para a conquista de um futuro melhor. Essa oportunidade é oferecida pelo governo do estado, por meio do programa Forma Pará, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Universidade do estado do Pará (Uepa), além de prefeituras e organizações de 14 municípios de várias regiões paraenses.

“Foi um domingo pra lá de especial. O maior presente para um pai é ver o filho tendo sucesso na vida e é essa oportunidade que o governo do estado dá a esses estudantes. A educação é o caminho mais consistente para a mudança de vida das pessoas”, enfatiza a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, que acompanhou de perto a realização da prova em Mocajuba, região nordeste do estado. Ela manteve contato com a organização das provas, realizadas simultaneamente em 14 municípios, durante a manhã deste domingo (11). “Tudo ocorreu com tranquilidade, dentro do esperado. Podemos dizer que essa etapa do programa foi um sucesso”, comemora a secretária adjunta.

Além de Mocajuba, as provas foram realizadas em Augusto Corrêa, Bagre, Benevides, Curuçá, Goianésia, Gurupá, Melgaço, Portel, Redenção, Salinópolis, São João de Pirabas, Tucuruí e Viseu. O processo seletivo especial é realizado pela Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), que divulga o gabarito da prova objetiva nesta segunda-feira (12) no site da Fundação (www.portalfadesp.org.br). O resultado final da seleção será divulgado no dia 22 de agosto.

Cursos e municípios

A oferta dos cursos foi decidida em negociação entre as prefeituras e associações e as universidades, levando em consideração a necessidade dos municípios e disponibilidade das instituições de ensino. “O objetivo do governo é levar cursos superiores a municípios onde não existem campi universitários ou onde os cursos não são ofertados pelas universidades. A maioria dos cursos ofertados é na área técnica, ou seja, bacharelado”, explica Edilza Fontes.

Nessa primeira versão do Forma Pará, são 20 turmas, tendo cada uma 50 vagas, totalizando assim, 1.000 vagas. Nas provas realizadas neste domingo, os candidatos concorrem a 900 vagas: 600, pela UFPA, nos cursos de Administração (Bagre, Viseu, Augusto Corrêa e São João de Pirabas), Turismo (Portel e Tucuruí), Engenharia Civil (Goianésia), Serviço Social (Curuçá, Gurupá e Mocajuba) e História Licenciatura (São João de Pirabas e Tucuruí). A Uepa oferta 200 vagas, sendo 150 em Educação Física (Benevides, Gurupá e Melgaço) e 50 em Geografia (Salinópolis) e a Unifesspa disponibiliza 100 vagas, divididas nos cursos de Engenharia Civil (Redenção) e Direito (Mocajuba).

Há ainda mais 100 vagas que estão sendo ofertadas pela UFPA nos cursos de História e Turismo, em Mosqueiro, distrito de Belém. O edital foi publicado em julho e as inscrições podem ser feitas de 16 a 22 de agosto pelo portal da Fadesp. Para essas vagas, a seleção será feita pela nota do Enem/2018.

“Estou muito grato ao governo do estado, à prefeitura de Viseu, na pessoa da secretária de educação do município, por trazer para nós essa oportunidade de fazer um curso superior. Muitos não têm condições de sair daqui para fazer faculdade em Belém ou mesmo em Bragança. Essa é uma oportunidade que vem agregar muito aos jovens da nossa região”, agradeceu Danilo Soares, candidato a uma vaga no curso de Administração/UFPA, em Viseu.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet)