Forma Pará abre inscrições para preencher mais 300 vagas de nível superior em seis municípios

09/11/2021

Na tarde desta segunda-feira (8), foi publicado o edital com a oferta de mais 300 vagas do Forma Pará em seis municípios paraenses. O documento se refere aos cursos superiores que serão executados pelo Instituto Federal do Pará (IFPA). Programa do governo estadual, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), o Forma Pará conta com a parceria das prefeituras municipais e das Instituições de Ensino Superior (IES) Públicas para diminuir o déficit na oferta de curso superior no estado.

Os cursos ofertados e os municípios atendidos pela chamada 2021 do Forma Pará, por meio do IFPA são: Engenharia de Pesca, em Bonito; Engenharia de Alimentos, em Santa Maria; Tecnologia em Gestão Ambiental, em Belém/Icoaraci; Tecnologia em Agroecologia, em Bom Jesus do Tocantins e em Cachoeira do Arari; e Engenharia Agronômica, em Novo Progresso. Serão ofertadas 50 vagas em cada um desses municípios.

Para conquistar uma das vagas, os interessados devem se inscrever para realizar a prova do processo seletivo especial até o dia 24 de novembro. A taxa de inscrição é de R$ 80,00.  Alunos de escola pública pertencentes ao CadÚnico podem fazer a solicitação de isenção da taxa de inscrição até o dia 16 de novembro de 2021, mesmo período em que devem ser feitos os pedidos de atendimento especial.

Outros processos

O Forma Pará também está com inscrições abertas para o processo seletivo que vai preencher outras 1467 vagas de cursos a serem executados pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra), Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa), Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e Universidade do Estado do Pará (Uepa). As inscrições podem ser feitas pelo site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), exceto as da UFPA que são feitas pelo site do Centro de Processos Seletivos (CEPs) da Universidade.

Inicialmente ofertando 410 vagas, a Unifesspa publicou errata de edital nesta segunda-feira (8) com a inclusão de mais 90 vagas dos seguintes cursos em mais dois municípios: Engenharia da Computação, 40 vagas, em Nova Ipixuna; e Engenharia Civil, 50 vagas, em Almeirim. A prova do processo seletivo de todas as IES será realizada no dia 05 de dezembro de 2021 simultaneamente em todos os municípios beneficiados pelo programa nesta chamada.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)