Busca

Notícias

conteúdo principal

Experiência da Brazil Conference estará na programação da Fecti 2020

16/01/2020

O estudante da Universidade Federal do Pará, Melquisedec Negrão, foi escolhido como Embaixador da Brazil Conference 2020 e representará a Região Norte e o Brasil na Universidade de Harvard e no Massachusetts Institute of Technology (MIT), em Boston, EUA. A experiência do estudante com o evento internacional estará na programação da Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti) 2020, que será realizada em novembro pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet).

Em reunião na Sectet, no dia 23 de dezembro/2019, Melquisedec Negrão conversou com o diretor de Ciência e Tecnologia, Demethrius Lucena, que o convidou para compartilhar seu aprendizado durante a Fecti. “Este ano pretendemos fazer da feira estadual um evento internacional. Será a Feira Pan-Amazônica de Ciência, Tecnologia e Inovação. E a experiência de Melquisedec vai ser muito importante como motivador e referência para outros jovens”, disse o diretor. Ele adianta que a ideia é realizar uma Brazil Conferece regional como parte da programação da feira que será realizada em novembro.

Debate - A Brazil Conference at Harvard & MIT é um evento anual no mês de abril, organizado pela comunidade brasileira de estudantes na região de Boston, desde 2015. Realizado nas duas universidades que dão nome à conferência, tem como objetivo promover o debate entre líderes e representantes da diversidade nacional e internacional, sobre os mais variados temas envolvendo o país. 

Melquisedec, estudante de Engenharia de Bioprocessos/UFPA, também é Embaixador da Juventude pelas Nações Unidas. “Como Embaixador pela Região Norte, tenho a missão de apresentar uma Amazônia que está trabalhando na construção de uma bioeconomia sólida, em sinergia com o desenvolvimento social, econômico e sustentável”, disse o estudante.  Ele acrescenta que, como paraense, quer comunicar que o estado do Pará “está alinhado aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e compartilhar as inovações fomentadas pela Sectet, como o Startup Pará, Conecta Pará e os fóruns de tecnologias sociais, por exemplo”, acrescentou.

“Pretendemos buscar apoio da Universidade de Havard e do MIT para capacitação de professores e estudantes das escolas tecnológicas do estado. Nossa intenção é proporcionar aos paraenses o acesso a cursos das universidades americanas e japonesas, buscando apoio da Agência de Cooperação Internacional do Japão – JICA”, enfatiza o diretor da Sectet.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom/Sectet), com informações da DCT/Sectet e da equipe da Brazil Conference