05/03/2021

EDITAL 001/2021
A Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – SECTET vem por meio desta nota esclarecer que, em virtude de dois dos três membros da Banca Examinadora do Edital de Chamamento Público n. 001/2021 estarem afastados por problemas de saúde, as atividades da referida banca estão temporariamente interrompidas até que os membros possam retornar, em seu estado pleno de saúde, às avaliações das documentações dos candidatos que se inscreveram no referido edital.

Forma Pará entrega chips a estudantes da Região Metropolitana de Belém na Sectet

24/02/2021

A pandemia de Covid-19 provocou a redução da renda com perda de emprego e diminuição do número de clientes para os autônomos. É essa situação difícil que enfrentam os estudantes Roberta Raquel Ramos Rocha e Fabrício Reis Amador. Eles estiveram na manhã desta quarta-feira (24) na Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet) para receber o chip com pacote de 20 gigabytes de internet para acompanhar as aulas on line do Programa Forma Pará.

Sectet realiza visitas técnicas para definição da oferta de cursos do Forma Pará em 2021

24/02/2021

Interiorizar o ensino superior no estado. Esse é mais um compromisso do governo do Pará que avança a cada ano com as ações do Programa Forma Pará, coordenado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Sectet entrega chips com pacote de internet para estudantes de graduação Forma Pará

23/02/2021

A partir desta quarta-feira, dia 24, serão distribuídos, pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), cerca de mil chips com 20 gigabytes de internet para estudantes dos cursos de graduação ofertados pelo programa Forma Pará. A distribuição será feita para estudantes que informaram a necessidade de recebimento dos chips para acompanhamento de aulas à distância.

Ela Pode

TerPaz leva atendimento a moradores do bairro do Jurunas e da Terra Firme

Faça chuva ou faça sol, mas as ações do programa estadual Territórios Pela Paz (TerPaz) continuam a todo o vapor, e nesta quinta-feira (18), mesmo o dia amanhecendo chovendo, não foi diferente. A primeira ocorreu no Centro Comunitário Allan Kardec, no bairro Jurunas em Belém. A ação "Meu Registro" ofereceu à comunidade serviços como a emissão do 1° e a 2° da Certidão de Nascimento e a 2° Via da Certidão de Óbito.

Pesquisa de Iniciação Científica da Uepa fortalece programa ‘Forma Pará’, da Sectet

15/02/2021

A pesquisa “Formação Inicial e a Política de Programas Especiais: O Forma Pará na Uepa”, desenvolvida pelo Grupo Ressignificar: Experiências Inovadoras na Formação de Professores e Prática Pedagógica, da Universidade do Estado do Pará, fortalece a implementação e execução do programa estadual ‘Forma Pará’, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet).

Governo destaca importância da presença feminina na ciência

12/02/2021

Nos últimos dois anos, a gestão estadual como um todo vem se dedicando também para garantir a presença e a representatividade feminina nos espaços. Uma dessas iniciativas envolve o destaque e o estímulo para a contribuição de mulheres nos meios científicos, que ainda constituem minoria na área, seja em um cenário regional ou nacional.

Escolas Técnicas do Pará iniciam período de confirmação de matrículas de novos alunos

11/02/2021

Começou nesta quinta-feira (11) e vai até o dia 19 de fevereiro o período de confirmação de matrículas de todos os interessados em ingressar nas Escolas de Ensino Técnico do Estado do Pará (EETEPA) que realizaram a pré-matrícula on line entre os dias 4 e 9 deste mês. A partir deste ano, a gestão das escolas técnicas estaduais passou da responsabilidade da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) para a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que disponibilizou um total de 5.465 vagas.

Pesquisadores identificam no açaí espécies de bactérias com potencial probiótico

11/02/2021
Os microrganismos podem auxiliar na diminuição do colesterol e inibir o crescimento de patógenos como a Salmonella e a Escherichia coli

Ela Pode divulga as próximas formações para moradoras dos bairros atendidos pelo TerPaz

09/02/2021

Bengui, Cabanagem, Guamá, Terra Firme em Belém; Icuí-Guajará em Ananindeua; e Nova União em Marituba são os bairros atendidos pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz) do governo do Pará que recebem as formações do projeto “Ela Pode” durante o mês de fevereiro e início de março. O Ela Pode é uma parceria fechada pelo governo estadual, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), juntamente com a Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa(Fadesp) para integrar as ações do TerPaz.