Busca

Notícias

Início » Notícias » Empreendedorismo inovador e educação profissional são temas de seminário em Marabá
conteúdo principal

Empreendedorismo inovador e educação profissional são temas de seminário em Marabá

20/09/2018

No próximo dia 26 de setembro, o município de Marabá recebe a terceira edição do ciclo de seminários “Diálogos da Inovação”. Organizado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e pelo Centro Regional de Governo do Sudeste do Pará, o evento, desta vez, terá o tema "Empreendedorismo Inovador e Educação Profissional: oportunidades para o desenvolvimento regional”.

O objetivo é debater com empresários, representantes das instituições de ciência e tecnologia, comunidade acadêmica e sociedade civil, a concepção, as oportunidades de negócios e os desafios para a implantação de um Parque de Ciência e Tecnologia na região de integração Carajás, como estratégia de organização de ambientes de inovação visando o desenvolvimento regional.

Para tanto, a programação envolve palestras a respeito dos ambientes e sistemas de inovação; do programa Pará Profissional, que gera qualificação para o fortalecimento das cadeias produtivas; das potencialidades econômicas e oportunidades de negócios para o setor produtivo local; além do papel das instituições de ciência e tecnologia no desenvolvimento local, assim como da concepção sobre o que é um parque tecnológico e de como gera oportunidades para um empreendedorismo inovador.

As palestras serão ministradas, respectivamente, pelo diretor de C&T da Sectet, Marco Antônio Lima; pelo diretor de educação profissional e tecnológica da Secretaria, Luís Blasques; pelo Secretário Municipal de Mineração, Indústria, Comércio, Ciência e Tecnologia de Marabá, Ricardo Pugliese; pelo reitor da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), Maurílio Monteiro; e pelo diretor-presidente da Fundação Guamá, que gere o Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), Antônio Abelém. Após as apresentações, será aberto o debate.

O evento em Marabá conta ainda com a parceria do Conjove, da Associação Comercial e Industrial do município, do PCT Guamá, do Instituto Federal do Pará (IFPA), da Universidade do Estado do Pará (Uepa), do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), do Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), da Unifesspa e da Prefeitura Municipal.

InovaPará - O ciclo de seminários, intitulados “Diálogos da Inovação”, é uma iniciativa da Sectet, que teve a sua primeira edição em junho deste ano, com a finalidade de estimular o debate e apoiar iniciativas em prol de uma cultura inovadora no Pará. A ação está inserida no Programa InovaPará, que apoia a criação de Sistemas Regionais de Inovação (SRI) a fim de que propiciem suporte necessário à agregação de valor das cadeias produtivas estratégicas.

Em sua concepção, o InovaPará acredita no potencial produtivo e inovador das distintas regiões do estado. Coordenado pela Sectet, o programa é amparado pela Lei no 8.426, a Lei Estadual de Inovação, de 16 de novembro de 2016, que dispõe sobre incentivos à inovação, à pesquisa científica e tecnológica e à engenharia não rotineira, além da política estadual de incentivos fiscais.

Serviço: A terceira edição do Diálogos da Inovação ocorrerá no dia 26 de setembro, a partir das 8h30, no Auditório do SENAI, Folha 31, Lote Especial, s/n - Nova Marabá, Marabá/PA. As inscrições para o evento podem ser realizadas AQUI. 

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)