Busca

Notícias

Início » Notícias » Décima edição da Revista Ver-a-Ciência já está disponível
conteúdo principal

Décima edição da Revista Ver-a-Ciência já está disponível

08/06/2018

Já está disponível, na internet, a versão digital da décima edição da Revista Ver-a-Ciência. Publicado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), o periódico semestral é um dos eixos estruturantes da política de incentivo à disseminação e à popularização da Ciência, Tecnologia e Inovação no Pará. A publicação traz informações a respeito de ações, projetos e eventos realizados entre os meses de janeiro a junho de 2018.

A entrevista, dessa vez, foi realizada com o diretor de educação profissional e tecnológica da Secretaria, Luís Blasques. Ao longo da seção, ele mostra os avanços e resultados do Programa Pará Profissional, além de explicar o que ainda será desenvolvido neste ano.

A matéria de capa aborda a inauguração do Espaço Empreendedor, um ambiente de 3.500 m² criado para estimular um ambiente avançado de inovação em Belém, na medida em que destinado à instalação e ao desenvolvimento de empresas e startups dentro do complexo arquitetônico do Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá), somando-se a outros ambientes ali já construídos e em funcionamento.

Outra matéria desta edição destaca as ações e metas da Organização Social BioTec Amazônia, contratada pela Sectet, por meio de chamada pública, para gerir o programa paraense BioPará, o qual incentiva o uso econômico sustentável e inovador da biodiversidade amazônica. A BioTec Amazônia corresponde a mais uma inovação na forma de gestão e governança dos recursos públicos dentro do estado, visando a eficiência e os resultados dos investimentos.

Mais uma pauta da revista é o Desafio InovaTur, ação realizada de forma conjunta entre Setur e Sectet, em parceria com a Agência de Inovação Tecnológica da UFPA (Universitec) e o PCT Guamá. O Desafio teve o objetivo de encontrar soluções tecnológicas inovadoras para o desenvolvimento de projetos direcionados à promoção do estado do Pará enquanto destino turístico. As três propostas vencedoras foram conhecidas no dia 18 de maio dentro da programação da Feira do Empreendedor, organizada pelo SEBRAE.

Já, na seção “Caso de Sucesso”, pode-se perceber como a Emater-Pará otimiza as atividades produtivas dos agricultores e suas famílias, além de estimular as iniciativas de agro-industrialização, na busca de processos tecnológicos adequados, melhoria de qualidade do alimento e expansão das oportunidades de geração de ocupação e renda e emprego, por meio do projeto “Frutificando Saberes e Sabores”.

A Revista ainda apresenta matérias sobre: o projeto “Sexta com Ciência”, que promove debates atuais e pertinentes sobre como a ciência, a tecnologia, a inovação e a qualificação profissional podem contribuir para o desenvolvimento do Pará, em especial das cadeias produtivas priorizadas pelo Plano Estratégico “Pará 2030”; o curso de especialização em Gestão em CT&I e EPT, ofertado a servidores públicos da área; a execução das atividades do projeto “Fortalecimento das cadeias produtivas da biodiversidade no município do Acará”, fruto de convênio entre SECTET e IFPA-Castanhal.

Por fim, a seção “Memória” homenageia o geólogo, professor, diretor e membro da Academia Brasileira de Ciências, Roberto Dall’agnol, gaúcho que trabalha no Pará há 45 anos em favor do desenvolvimento da região amazônica.

Serviço: Esta e as outras edições da Revista Ver-a-Ciência estão disponíveis AQUI.

Texto: Fernanda Graim – Ascom/Sectet