Início » Notícias » Curso Técnico Têxtil tem início em Castanhal

Curso Técnico Têxtil tem início em Castanhal

17/09/2018

Na tarde da última sexta-feira (14), ocorreu a aula inaugural do Curso Técnico Têxtil, ofertado pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), por meio do Programa Pará Profissional. O curso formará mão de obra voltada ao setor de produção têxtil na Região de Integração Guamá, em especial no município de Castanhal. Ao todo foram ofertadas 50 vagas. As aulas têm caráter teórico-prático e a carga horária total é de 1.380 horas, sendo 80% dela na modalidade a distância e 20% na modalidade presencial.  Este é o primeiro curso técnico têxtil do estado, foi construído com a parceria da Companhia Têxtil de Castanhal (CTC) e tem o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), em Castanhal, como executor do curso.

Para Selma Silva, aluna do curso, que está desempregada e soube das inscrições pela internet, esta foi uma forma acessível de ter uma perspectiva para voltar ao mercado de trabalho. ”O que eu aprender daqui pra frente vai me ajudar a entrar no mercado de trabalho, porque agora terei uma profissão e será dado mais valor”, concluiu.

Durante a aula inaugural, estiveram presentes o diretor de educação profissional e tecnológica da Sectet, Luís Blasques; a coordenadora de educação técnica e tecnológica da Sectet, Tânia Santos Santana; o presidente em exercício do Sistema Fiepa, Nilson Azevedo; a presidente do Sindicato das Indústrias de Confecção do Estado do Pará, Rita Arêas; o diretor regional do Senai e superintendente regional do Sesi, Dário Lemos; o presidente do conselho técnico consultivo do Senai Cetiqt, Agnaldo Diniz; o diretor executivo do Senai Cetiqt, Sérgio Motta; e o gerente administrativo da CTC, Inocêncio Mesquita.

Os alunos ainda assistiram às palestras “A educação a distância no contexto da quarta revolução industrial: a formação para o futuro” e “A importância da classificação de fibras para o processo têxtil”, ministradas, respectivamente, pelo coordenador dos cursos técnicos do Senai Cetiqt, Celson Junior, e pelo analista de ensino do Senai Cetiqt, Marcelo Banja.

Este é o segundo curso técnico ofertado pela Sectet após a publicação da Lei no 8.427/16, que instituiu o Programa Pará Profissional. O primeiro curso técnico, na área de açúcar e álcool, ocorreu em Ulianópolis, em parceria com a Pará Pastoril e Agrícola S/A (Pagrisa) e também teve o Senai como executor. Os 30 alunos desse curso defenderam seus trabalhos de conclusão de curso na última segunda-feira (10) e devem receber os certificados até o final de 2018. Além dos alunos do curso técnico, mais de 4 mil pessoas já receberam certificados de conclusão de cursos ofertados pelo Pará Profissional na modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC). A previsão da Sectet é fechar 2018 com um total de 8 mil certificados , contados todos os anos de execução do Programa.

O Programa - O programa Pará Profissional foi instituído pela Lei nº 8.427, de 16 de novembro de 2016, descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades inter-regionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)