Ciência e Tecnologia no combate à Covid é tema de palestra da Abipti

20/06/2020

A função da ciência e da tecnologia nesse período de crise sanitária será a discussão central da palestra “Transformando ciência em tecnologia: o papel dos ICTs na solução dos desafios brasileiros”, que será realizada no primeiro dia de programação do ciclo de palestras e debates “Em tempos de pandemia”, realizado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), no período de 23 a 26 deste mês, em alusão à Semana Estadual de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento, instituída pela Lei 8.841.

O evento terá programação que será realizada de forma presencial conectada, utilizando ferramentas Google, com o apoio da empresa de inovação Inteceleri, localizada no Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT-Guamá). Pesquisadores do Pará e de outros estados brasileiros realizarão palestras e participarão de mesas redondas a respeito de estudos, projetos, ações e reflexões sobre o combate ao novo coronavírus e tratamento da Covid-19. “São apresentações e discussões fundamentais para entendermos o momento que estamos vivendo e discutirmos a importância vital da ciência, da tecnologia e da inovação em crises como essa”, destaca o diretor de Ciência e Tecnologia da Sectet, Deméthrius Lucena, coordenador do evento.

Palestra – O presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti), Paulo Foina, vai falar sobre as atribuições das Instituições de Ciência e Tecnologia (ICTs) no enfrentamento da pandemia e os desafios brasileiros. Ele destaca a importância de eventos como este para difundir na sociedade o que a ciência traz de benefícios para o país. “O Brasil é um expoente tecnológico, apesar da sociedade, dos governantes e dos legisladores não tomarem conhecimento disso”, ressalta Paulo Foina, que é físico, mestre e doutor em Computação e pós-doutor em Engenharia de Sistemas.

Como exemplo da produção tecnológica brasileira, ele destaca que existem no país empresas produzindo respiradores - que hoje estão em falta no mundo – utilizando tecnologia produzida por institutos de tecnologia brasileiros, ou seja, projetos e tecnologia nacionais. Foina faz referência às palavras do presidente da Associação Brasileira da Ciência (ABC), Luiz Davidovich, ao falar que o mundo vive hoje uma verdadeira guerra contra um inimigo invisível. “É uma guerra onde o protagonismo da ciência e tecnologia é fundamental. Não é uma guerra de armas. É uma guerra de ciência, de conhecimento. Quem vai declarar que a guerra acabou não será um general, mas cientistas quando anunciarem uma vacina contra o vírus ou um tratamento eficaz da doença”, enfatiza.

Na palestra, o presidente da Abipti, vai falar desse contexto da pandemia, do pouco conhecimento que a sociedade tem sobre a produção científica brasileira, do processo de desindustrialização do país e da importância do investimento em tecnologia e educação. “Não se pode pensar em ciência e tecnologia sem, antes, pensar em educação. Quem forma os cientistas são as universidades, são as escolas de ensino médio e fundamental, que criam nas crianças e jovens a vontade de ser cientista”.

Serviço
Palestra “Transformando ciência em tecnologia: o papel dos ICTs na solução dos desafios brasileiros”, por Paulo Foina, presidente da Associação Brasileira das Instituições de Pesquisa Tecnológica e Inovação (Abipti).
Dia 23/06/202, às 11h

Confira mais informações sobre a programação e faça sua inscrição gratuita aqui.

Texto: Jeniffer Galvão