Busca

Notícias

conteúdo principal

Carretas da Paz

27/05/2021

Cinco carretas serão doadas para contribuir no desenvolvimento social do Estado

Na manhã desta quarta-feira (26), representantes da Secretaria Estratégica de Articulação da Cidadania (Seac) e da empresa Alcoa, se reuniram para alinhar o andamento do projeto "Carretas da Paz". A mineradora de alumínio – sediada no Pará, no município de Juruti - doará cinco carretas para a criação de pontos itinerantes de acesso à formação profissional tecnológica, visando a qualificação de jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho e posterior geração de renda.

"Nós, como Secretaria, estamos muito felizes com o alinhamento obtido hoje com a empresa Alcoa, que é uma entidade parceira do Governo do Estado e que vai estar fazendo a doação de um equipamento público muito importante para o desenvolvimento social. Ação essa, decidida a partir de um alinhamento do Governador com a empresa, que doará cinco carretas profissionalizantes, que vão contribuir no desenvolvimento social do nosso Estado e do programa Territórios Pela Paz’’, afirmou o Secretário-Adjunto da Seac, Raimundo Santos Junior.

O projeto tem uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), que ficará responsável pela capacitação e a certificação dos alunos.  O Secretário Adjunto da Seac, ressaltou também quais serviços que serão ofertados e quando essas carretas serão entregues."As carretas vão oferecer cursos de: manutenção de refrigeração, de construção civil, para pedreiro e eletricista, de informática, cursos na área da saúde e na área da gastronomia, ou seja, são cursos profissionalizantes itinerantes. É o Governo do Estado, levando para a porta de quem mais precisa, o desenvolvimento, a capacitação e a profissionalização. A previsão é de que as carretas comecem a ser entregues a partir do segundo semestre deste ano’’, ressaltou o secretário-adjunto da Seac.
Entenda o projeto - A iniciativa, foi anunciada no dia 22 de julho de 2020, durante reunião de representantes da empresa com o governador Helder Barbalho. Está alinhada às premissas de atuação social da empresa, por meio do Instituto Alcoa, que trabalha para promover mudanças nas regiões onde a empresa está presente, investindo em projetos de educação e geração de trabalho e renda. O objetivo é trabalhar em parceria com o Governo do Estado de forma transparente, e construir uma sólida relação, capaz de promover grandes transformações sociais. O Gerente de Relações Governamentais da Alcoa, Emerson Rocha, ressaltou a importância dessa parceria.

"A Alcoa tem como valor principal cuidar das pessoas, e enxergar através dessas parcerias com o Governo do Estado do Pará, uma grande oportunidade de apoiar a sociedade paraense. Desde o começo da pandemia a Alcoa, tem garantido todos os esforços para mitigar o impacto da covid na nossa região. Nós investimos mais de 4 milhões e meio de reais em hospitais, profissionais de saúde, insumos, equipamentos médicos, e com o arrefecimento da pandemia agora, nós avançamos para implementar o projeto "Carretas da Paz’’ do programa TerPaz, trazendo salas de aulas de ensino técnico itinerantes para a região e contribuindo mais uma vez assim, com a sociedade paraense’’, afirmou o Gerente de Relações Governamentais da Alcoa.

Texto: Elizabeth Teixeira (Ascom/Seac)