Busca

Notícias

conteúdo principal

Candidatos inscritos nos editais da Unifesspa e Ufopa têm até hoje para pagar a taxa

23/10/2020

Os candidatos inscritos nos Processos Seletivos Especiais da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa) e da Universidade Federal do Oeste do Pará (Ufopa) têm até hoje, 23, para pagar a inscrição. O boleto é gerado na página oficial de acompanhamento de cada processo seletivo. As instituições ofertam um total de 405 vagas distribuídas em nove municípios paraenses através do Forma Pará, realizado pelo governo do Estado através da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnologia (Sectet). A organização é da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp).

Na Unifesspa, são ofertadas 50 vagas para Bom Jesus do Tocantins (Ciências Contábeis), 50 para Tailândia (Engenharia Florestal), 50 para Abel Figueiredo (Administração), 50 para Itupiranga (Pedagogia), 40 para Piçarra (Medicina Veterinária), 35 para Jacundá (Psicologia) e 40 para Ourilândia (Zootecnia). Na UFOPA são ofertadas 50 vagas para Novo Progresso (Engenharia Sanitária e Ambiental) e 40 para Rurópolis (Agronomia).

As aulas serão na modalidade modular (regular e intervalar). No Regime Regular, os cursos funcionarão, preferencialmente, nos meses de março a junho e de agosto a dezembro. No Intervalar, funcionarão em janeiro, fevereiro, parte de março, julho e agosto. As atividades serão desenvolvidas de forma modular, em ofertas isoladas e sucessivas, com cargas horárias concentradas, respeitado o limite diário previsto para o funcionamento do curso e poderão ser ofertadas em período integral.

Os calendários acadêmicos de cada instituição serão divulgados pelas próprias universidades. Na UFOPA, a divulgação será feita pela Pró Reitoria de Ensino.  Na UNIFESSPA, será através dos sites da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (https://proeg.unifesspa.edu.br/) e do Centro de Registro e Controle Acadêmico (CRCA) (https://crca.unifesspa.edu.br).

Do total de vagas por curso, no mínimo 50% serão reservadas exclusivamente a candidatos que tenham cursado integralmente o Ensino Médio em escolas públicas, em cursos regulares ou no âmbito da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ou, ainda, que tenham obtido certificado de conclusão com base no resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (ENCCEJA), ou de exames de certificação de competência ou de avaliação de jovens e adultos realizados pelos sistemas estaduais de ensino, desde que não tenham frequentado o Ensino Médio em escola privada.

Conforme o calendário disponível no edital de abertura, os candidatos puderam se inscrever até o dia 22 e podem pagar a taxa de inscrição até hoje, 23. O pagamento pode ser feito em qualquer banco ou casa lotérica.

O cartão de confirmação de inscrição, com local, dia e hora das provas será divulgado a partir de 1 de dezembro. As provas serão realizadas, provavelmente no dia 13 de dezembro, mas a data poderá ser alterada, após avaliação das condições de segurança necessárias para a proteção contra a Covid 19.

Os candidatos realizarão uma prova objetiva e uma de Redação, devendo escolher, obrigatoriamente, o curso no município onde cursarão a graduação. Quem cursou pelo menos um ano do ensino médio ou esteja cursando o último ano no município em que a vaga é ofertada terá bônus de 10% sobre a pontuação total.

PROSEL – O Forma Pará é realizado pelo governo do Estado do Pará e executado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia, Educação Profissional e Tecnologia (Sectet) através de parceria com as universidades, institutos tecnológicos e prefeituras.

Texto: Ascom/Fadesp