Alunos do curso de História do Forma Pará assistem à aula inaugural em Marituba

30/11/2021

Ocorreu, na noite desta segunda (29), no auditório do Instituto de Ensino e Segurança do Pará (IESP), a aula inaugural do curso de História do Forma Pará em Marituba. Ofertado pelo governo do estado por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), no município, o programa conta com a parceria do Instituto Federal do Pará (IFPA) e da prefeitura local.

No total, 50 alunos estão matriculados na turma do curso de história, aprovada pelo processo seletivo especial da chamada 2020 do programa. Estiveram presentes na mesa de abertura a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes; a secretária municipal de educação, Eny Leite; o representante da reitoria do IFPA, Gilvan Borges; o coordenador do curso de história, Raimundo Nonato; e o coordenador do Forma Pará em Marituba, Jonildo Souza Oliveira.

Na ocasião, Edilza Fontes destacou a importância do programa, desenvolvido pela secretaria. ‘‘O Forma Pará é um programa do governo do estado, uma promessa do então candidato Helder Barbalho, que queria criar um programa para oferecer cursos de nível superior nos mais distintos municípios do Pará. O programa tem como objetivo levar cursos de qualidade, gratuitos e referendados pelo MEC”.

No próximo domingo, será realizada a prova do processo seletivo especial relativo à chamada 2021 do Forma Pará. Mais de 10.300 inscritos concorrem às 1817 vagas ofertadas nesta etapa do programa em 36 municípios/distritos paraenses. O curso mais concorrido foi o de Enfermagem/UFPA em Cametá, com 66,04 candidatos por vaga.

Texto:  Renan Pinheiro (estagiário da Ascom/Sectet)