Início » Notícias » Alunos de Dom Eliseu são certificados pelo Programa Pará Profissional

Alunos de Dom Eliseu são certificados pelo Programa Pará Profissional

06/07/2017

Na noite desta quarta-feira (5), a assessora técnica da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), Sônia Mendes, esteve no município de Dom Eliseu para participar da entrega de certificados de qualificação profissional a 50 alunos concluintes dos cursos realizados por meio do Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria. Na oportunidade, a servidora ainda realizou a oficina “Educação Profissional x Cadeia Produtiva: Demandas e Ofertas”, no intuito de captar outras demandas do município e região para a oferta de novos cursos.

Desta vez, os agraciados com a certificação foram os alunos dos cursos de “Técnicas de Reparação de Sistemas de Injeção Eletrônica de Motocicletas”, “Técnicas de Leitura e Interpretação de Projetos da Construção Civil para Mestre de Obras” e “Técnicas de Aplicação de Revestimento Ceramico e Porcelanato”.

Nesta quinta-feira (6), a representante da Sectet estará em Rondon do Pará a fim de realizar a oficina e a certificação de 51 pessoas concluintes dos cursos de “Magarefe N1 e N2” e “Técnicas de Elaboração de Massas Folhadas e Semifolhadas”. Na sexta-feira (7), é a vez 49 alunos de Paragominas receberem os certificados do Pará Profissional. Os cursos ofertados, no município, foram “Magarefe N1 e N2” e “Técnicas de Gestão de Resíduos Sólidos para o Setor Moveleiro”.

Além desses, ainda receberão os documentos os concluintes de duas turmas do curso de “Carnes e Derivados”, ofertados no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) - setor produtivo, coordenado pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC).

Para a realização das oficinas e, consequentemente, dos cursos e certificações, a Sectet contou com a parceria das prefeituras municipais e com o apoio do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) como unidade contratada ofertante.

Programas - O Pará Profissional, amparado pela Lei no. 8.427, que cria o Programa de Educação Profissional e Tecnológica, instituídas em 16 de novembro de 2016, é um dos instrumentos de combate à desigualdade interregional no Estado por meio da qualificação profissional da mão de obra local. O Pronatec  soma-se aí como um programa federal que tem o objetivo de ampliar a oferta de cursos de educação profissional e tecnológica no país. Em 2015, a Sectet assinou Acordo de Cooperação Técnica com o MDIC e passou a ser a articuladora do Programa, no Estado, realizando o levantamento técnico das demandas do setor produtivo e repassando ao Ministério. Atualmente, o Pará é o 4º estado que mais recebe vagas do Programa.

Texto: Fernanda Graim – Ascom/Sectet