Busca

Notícias

conteúdo principal

Aluno do curso de garçom oferecido pela Sectet se prepara para competição nacional

26/10/2020

No final de 2019, o estudante Bruno Orlando Silva de 20 anos resolveu aproveitar a oportunidade de realizar o curso de garçom e garçonete, oferecido pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica (Sectet), em parceria com o Serviço Nacional de Atividade Comercial (Senac), dentro das ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do governo do Pará. Mal sabia Bruno que o curso transformaria sua vida para melhor.

Ele será um dos representantes do Pará na Competição Senac de Educação Profissional que ocorrerá em janeiro de 2021 no Espírito Santo. As Competições Senac oferecem ainda a possibilidade de identificar talentos aptos a participar do processo de preparação que define os representantes do Brasil na WorldSkills, que é a mais importante competição mundial de educação profissional.

“O curso me deu oportunidade de mudar muitos parâmetros não só de conhecimento, mas do mercado de trabalho. É uma área em que existe bastante oportunidade e esta proposta de participar da competição me fez querer evoluir para trabalhar em altíssimo nível”, revela Bruno, que considera o curso um grande diferencial no seu currículo.

O estudante explica que, na competição, será avaliada a atuação dos concorrentes no módulo que eles chamam de “Restaurante”, o qual é dividido em cinco categorias: barista, bar – bartender, jantar fino, jantar casual e banquete. Bruno confessa que a sua preferida é a de barista e pretende se tornar um profissional de nível internacional nessa área.

Curso - O curso oferecido pela Sectet se enquadra na modalidade de Formação Inicial e Continuada (FIC). Bruno Silva participou da turma de 18 alunos moradores dos bairros atendidos pelo TerPaz que teve início em outubro de 2019 e finalizou em janeiro de 2020, com uma carga horária de 240 horas/aula. No próximo mês, a Sectet entrega os certificados dos concluintes dos cursos de barbeiro e cuidador de idoso.

TerPaz – O Programa Territórios Pela Paz é um amplo esforço do Governo Estadual para a diminuição da vulnerabilidade social e o enfrentamento das dinâmicas da violência, a partir da articulação de ações integradas de segurança pública e ações de cidadania em sete bairros da Grande Belém: Guamá, Jurunas, Terra Firme, Bengui e Cabanagem (Belém), Icuí (Ananindeua) e Nova União (Marituba). Além dos cursos de formação inicial e continuada, a Sectet também atua nesses territórios com a oferta de cursos técnicos e de projetos como Meu Endereço – Lugar de Paz e Segurança Social; Mapas Digitais; e Ela Pode.

Texto: Fernanda Graim (Ascom/Sectet)