Busca

Notícias

Início » Notícias » Abertura da Feira de Ciência e Tecnologia tem diversão e homenagens a Camilo Viana
conteúdo principal

Abertura da Feira de Ciência e Tecnologia tem diversão e homenagens a Camilo Viana

24/10/2019

Uma movimentação intensa de estudantes, professores e expositores marcou o primeiro dia de programação da 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Fecti), promovida pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), de 23 a 25 de outubro, na Estação das Docas, em Belém.

Antes da abertura para a visitação, às 9h desta quarta-feira (23), dezenas de estudantes já estavam na entrada do Armazém 3 da Estação. Quando a entrada foi liberada, o ambiente se encheu da animação de crianças e adolescentes, alunos de escolas públicas, que se encantavam com as novidades apresentadas por 40 expositores da décima versão da Fecti.Experiências científicas em diversas áreas estão sendo apresentadas ao público: física, química, astronomia, aerodinâmica, náutica, robótica, artesanato e meio ambiente. É um mundo de conhecimento disponibilizado de forma simples e criativa, acessível aos olhos, ouvidos e mãos curiosas de pessoas de todas as idades.

Além dos estandes, palestras e oficinas, um navio hidroceanográfico da Marinha do Brasil, aportado na Escadinha, chamou a atenção do público que ouvia com atenção as informações dos marinheiros sobre navegação, sinalização dos rios e mares, entre outras curiosidades.

Diversão - No meio da tarde, um robô gigante chamou a atenção de todos, causando um grande frisson. Parecendo um dos personagens do filme “Transformers”, o gigante andou pela Feira, cumprimentou e até falou com o público. E, claro, posou para fotos e selfies.

“Ciência também é diversão. Além de educar, formar, ensinar, a ciência é para divertir. É dessa forma, com conhecimento e diversão, que a Feira procura cumprir sua principal missão: a popularização da ciência, esse instrumento poderoso de transformação social”, afirmou o titular da Sectet, Carlos Maneschy, na solenidade de abertura do evento, realizada no final da tarde, no Teatro Maria Sylvia Nunes.

Abertura – A solenidade teve a apresentação do Madrigal da Universidade do Estado do Pará (Uepa), aplaudido intensamente pelo público que lotou o teatro. A mesa de autoridades foi formada por representantes de instituições de ensino e pesquisa e dos poderes Legislativo e Executivo do Pará.

Antes dos discursos oficiais, foi chamado ao palco o Time Enactus, da Universidade Federal do Pará (UFPA) - um grupo de jovens universitários que utiliza o conhecimento científico para transformar a sociedade. Um dos projetos do grupo é o Amana Katu, que faz a instalação de sistemas sustentáveis, compactos e de baixo custo para a captação da água da chuva em comunidades ribeirinhas. O projeto ficou em primeiro lugar no Evento Nacional Enactus Brasil (Emeb). Pela iniciativa de empreendedorismo social, os estudantes receberam do secretário Carlos Maneschy certificados e placa de Honra ao Mérito.

Emoção – Enquanto os estudantes da UFPA se acomodavam nos seus lugares na plateia, um grupo de crianças da Federação Educacional Infanto-Juvenil (Feij) entrou no teatro entoando, em tupi-guarani, a “Canção da Amizade”, causando surpresa. Ao chegarem à frente do palco, anunciaram a homenagem ao ambientalista Camilo Viana, falecido no último dia 10 de setembro, aos 93 anos.

A homenagem foi o reconhecimento ao trabalho do médico e ecologista pela preservação da Amazônia e sua população. A atitude da Feij recebeu calorosa manifestação dos presentes. Em seguida, familiares de Camilo Viana foram chamados ao palco para receber uma placa de Honra ao Mérito pelo legado deixado pelo ambientalista.

Flávio Viana, filho do médico, muito emocionado agradeceu a homenagem do governo do Estado, por meio da Sectet, e das crianças da Feij. Ele lembrou que a reação do pai quando recebia homenagens era afirmar que essas manifestações demonstravam que o trabalho dele em prol da Amazônia havia valido a pena. “Vivendo esse momento aqui, digo: pai, sim, tudo valeu muito a pena”, declarou Flávio Viana, sem conter as lágrimas.

Presente e futuro – O reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, destacou o papel da ciência e da tecnologia com propulsoras do desenvolvimento e parabenizou o trabalho realizado pelo Governo do Pará, que fortalece a parceria do Estado com as instituições de ensino e pesquisa. “Este trabalho de fortalecimento da parceria para ações de desenvolvimento da ciência e tecnologia é pelo presente e pelo futuro”, destacou o reitor.

O titular da Sectet, Carlos Maneschy, parabenizou os estudantes do Time Enactus UFPA e agradeceu aos familiares pelo legado deixado por Camilo Viana, ressaltando o importante trabalho desenvolvido pelo ambientalista também na UFPA, de onde foi vice-reitor.

Carlos Maneschy agradeceu aos servidores da Sectet e da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa), e às instituições parceiras pelo esforço na realização do evento. “Agradeço também a presença de vocês, estudantes, razão principal da nossa preocupação em fazer a Feira. Aproveitem bem esses dias para aprender e se divertir”, disse o secretário.

Serviço: 10ª Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação. De 23 a 25 de outubro, das 09 às 19 h, na Estação das Docas. Entrada franca.

Texto: Jeniffer Galvão
Fotos: Priscila Castro