Busca

Notícias

Início » Notícias » Ações da Sectet chegam ao Jurunas por meio do TerPaz
conteúdo principal

Ações da Sectet chegam ao Jurunas por meio do TerPaz

25/11/2019

Cursos de formação profissional, mapeamento cartográfico e assessoria técnica e jurídica em processo de regularização territorial são ações da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) nos três primeiros projetos que chegaram oficialmente aos moradores do bairro do Jurunas, em Belém, neste sábado (23).

“O TerPaz é um programa estratégico para garantir cidadania à população. Para reduzir a violência urbana são necessárias ações de segurança pública; para manter a paz social são fundamentais ações que mudam a vida das pessoas”, enfatizou o titular da Sectet, Carlos Maneschy, que esteve na escola Camilo Salgado, onde se concentraram as ações do TerPaz.

O secretário ressaltou o trabalho da Sectet e demais órgãos do governo, que se faz presente com ações ostensivas de segurança pública e projetos que dão oportunidade de mudança de vida aos moradores dos sete bairros onde o TerPaz atua: Bengui, Cabanagem, Guamá, Jurunas, Terra Firme, em Belém; Icuí, em Ananindeua; e Nova União, em Marituba.

Projetos - Os projetos da Sectet implantados no Jurunas são “Meu Endereço: lugar de paz e segurança social”, que disponibiliza assistência técnica, tecnologia e jurídica em processo de regularização fundiária, realizado em parceria com a Universidade Federal do Pará (UFPA); “Cursos de Formação Inicial e Continuada para Jovens e Adultos”, com o curso “Cerimonial e organização de eventos”, que inicia nesta terça-feira (26); e o projeto “Mapas Digitais” - também em parceria com a UFPA - que vai produzir mapas com os principais logradouros do bairro.

Nos dias 28/11 e 05/12 a equipe do “Meu Endereço” estará na sede do Rancho de 9h às 11h30, realizando a “Quinta da Cidadania”, quando recebe os moradores interessados na assessoria prestada pelo projeto. Também no dia 28/11, às 16h, na escola Camilo Salgado, será feita a apresentação do “Mapas Digitais”. Todos os moradores do Jurunas estão convidados para as ações dos dois projetos.

Texto: Jeniffer Galvão (Ascom sectet)
Fotos: Priscila Castro (Ascom/Sectet)