Clipping

Início » Central de Conteudo » Clipping » Programa Pará Profissional certifica concluintes de cursos

Programa Pará Profissional certifica concluintes de cursos

Assunto Data Veículo Tipo
Sectet na Feira do Livro segunda-feira, Maio 25, 2015 Agência Pará Online
Energia Solar quarta-feira, Outubro 14, 2015 ORMNews Online
Fórum de Tecnologias Sociais terça-feira, Outubro 27, 2015 ORM News OnLine
Cursos Profissionalizantes terça-feira, Outubro 4, 2016 G1 Pará Online
Cursos Profissionalizantes quinta-feira, Outubro 13, 2016 Diário OnLine Web
Programa Inova Pará quarta-feira, Março 1, 2017 Rádio Cultura Rádio
Programa Pará Profissional sexta-feira, Março 24, 2017 Tribuna Tapajônica On-line (Blog)
Inauguração do Laboratório do Leite sexta-feira, Maio 12, 2017 Diversos Diversos
Prêmio de Inovação na Indústria Mineral segunda-feira, Maio 8, 2017 O Liberal Impresso
Curso Técnico em Açúcar e Álcool segunda-feira, Junho 26, 2017 Rádio Cultura Rádio

Informações:

Alunos do curso de “Técnicas de gestão de resíduos sólidos” e de “Boas práticas higiênico sanitárias dos alimentos” foram certificados pelo Programa Pará Profissional. Ao todo, 32 concluintes estiveram presentes na cerimônia, que ocorreu no auditório da Casa Civil, na quinta-feira (28).

O Programa Pará Profissional é um dos instrumentos utilizados no combate à desigualdade inter-regional no Estado, por meio da qualificação profissional da mão de obra local. Coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), o programa é amparado pela Lei 8.427, de 16 de novembro de 2016.

As ofertas de cursos são feitas de acordo com as demandas vindas dos setores produtivos de cada região do estado, mediante oficinas, reuniões e solicitações diretas das prefeituras.

Uma das alunas certificadas pelo programa é Nádia Luz, 37 anos, que faz parte do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis (MNCR) e integrante da Cooperativa Visão Pioneira, do distrito de Icoraci, criada há 7 anos.

Essa foi a primeira vez que Nádia participou de um curso sobre resíduos sólidos e se disse feliz pela oportunidade. “O curso foi muito bom. Nós só tínhamos a prática, mas agora aprendemos também a parte técnica e teórica. Com esse aprendizado, passamos a ter noção da importância dessa questão dos resíduos sólidos para a natureza”, disse.

No curso, ela também aprendeu o quanto seu trabalho é importante. “Pude ver que, com o que fazemos, ajudamos a natureza e ainda conseguimos ter uma renda. Hoje a nossa cooperativa conta com 70 pessoas e conseguimos ter um rendimento de cerca de R$ 150, por semana para cada integrante”, disse Nádia Luz, que também aprendeu no curso a fazer sabão, a partir de óleo usado.

A entrega dos certificados foi feita pelo Governo do Pará, por meio do Núcleo de Articulação e Cidadania (NAC) e da Sectet, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai).

Dentre os alunos certificados, 25 foram do curso de “Técnicas de gestão de resíduos sólidos” e 7 do curso “Boas práticas higiênico sanitárias dos alimentos”. Além dos certificados, eles também participaram de uma palestra promovida pelo CredCidadão, órgão do governo que garante recursos para microempreendedores iniciarem ou expandirem seus negócios. As verbas destinadas a esse investimento variam entre dois e cinco mil reais. Mais informações sobre o CredCidadão podem ser obtidas no site: www.credcidadao.pa.gov.br.

Participaram da cerimônia de certificação, a diretora geral do NAC, Daniele Khayat; o representante do Senai, José Carlos; o professor dos cursos ministrados, Thiago Tavares; além da coordenadora de qualificação profissional da Sectet, Sônia Mendes.

Colaboração: Ruan Moraes