Clipping

Início » Central de Conteudo » Clipping » Prefeitura firma parceria com o "Pará Profissional"

Prefeitura firma parceria com o "Pará Profissional"

Assunto Data Veículo Tipo
Sectet na Feira do Livro segunda-feira, Maio 25, 2015 Agência Pará Online
Energia Solar quarta-feira, Outubro 14, 2015 ORMNews Online
Fórum de Tecnologias Sociais terça-feira, Outubro 27, 2015 ORM News OnLine
Cursos Profissionalizantes terça-feira, Outubro 4, 2016 G1 Pará Online
Cursos Profissionalizantes quinta-feira, Outubro 13, 2016 Diário OnLine Web
Programa Inova Pará quarta-feira, Março 1, 2017 Rádio Cultura Rádio
Programa Pará Profissional sexta-feira, Março 24, 2017 Tribuna Tapajônica On-line (Blog)
Inauguração do Laboratório do Leite sexta-feira, Maio 12, 2017 Diversos Diversos
Prêmio de Inovação na Indústria Mineral segunda-feira, Maio 8, 2017 O Liberal Impresso
Curso Técnico em Açúcar e Álcool segunda-feira, Junho 26, 2017 Rádio Cultura Rádio

Informações:

A prefeitura de Barcarena será parceira do programa Pará Profissional, que será lançado oficialmente no município nesta quinta-feira, dia 22. Criado pelo governo estadual, o programa tem a finalidade de promover a qualificação para o trabalho de jovens e adultos, por meio da Educação Profissional e Tecnológica.

O produtor de açaí Aloísio Gouvêia, morador da comunidade Aicarau, região das ilhas de Barcarena, participou do curso de açaicultor, promovido por meio do programa Pará Profissional, no final do ano passado, no município. Ele e mais um grupo de produtores das ilhas das Onças e Trambioca receberam instruções sobre cultivo e manejo do fruto.

Com o curso, os produtores puderam entender a exploração dos açaizais em sistemas de produção sustentável, compreender a cadeia de produção e as políticas públicas de comercialização do açaí. “Foi bom. Deu para tirar algumas as dúvidas”, disse Aloísio, que também é presidente da Associação dos Produtores de Açaí de Barcarena.

Mas o curso que Aloísio participou em dezembro foi ofertado para poucas pessoas. As vagas eram limitadas. Com a chegada do programa Pará Profissional a Barcarena, a expectativa é de aumentar e diversificar a oferta dos cursos profissionalizantes na cidade. Em Barcarena, o Pará Profissional terá como apoio e parceria da Secretaria Municipal de Trabalho e Emprego.

A secretária de Trabalho e Emprego de Barcarena, Alexcéia Ferreira, está otimista com o programa. “O que esperamos é justamente qualificar a mão de obra que não tem a certificação de nenhum curso profissionalizante e aperfeiçoar quem já tem uma profissão, quem já está no mercado há muito tempo”, disse ela.

O Programa – O Programa Pará Profissional é uma ação coordenada pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Educação Técnica e Tecnológica (Sectet) e está voltado ao estabelecimento de uma política consistente e eficaz de formação profissional e tecnológica em todas as regiões paraenses. Tem como principal finalidade dinamizar a oferta de cursos de Educação Profissional e Tecnológica.