Busca

Clipping

Início » Central de Conteudo » Clipping » Concluintes de cursos do Pará Profissional são certificados em Belém
conteúdo principal

Concluintes de cursos do Pará Profissional são certificados em Belém

Assunto Data Veículo Tipo
Sectet na Feira do Livro segunda-feira, Maio 25, 2015 Agência Pará Online
Energia Solar quarta-feira, Outubro 14, 2015 ORMNews Online
Fórum de Tecnologias Sociais terça-feira, Outubro 27, 2015 ORM News OnLine
Cursos Profissionalizantes terça-feira, Outubro 4, 2016 G1 Pará Online
Cursos Profissionalizantes quinta-feira, Outubro 13, 2016 Diário OnLine Web
Programa Inova Pará quarta-feira, Março 1, 2017 Rádio Cultura Rádio
Programa Pará Profissional sexta-feira, Março 24, 2017 Tribuna Tapajônica On-line (Blog)
Inauguração do Laboratório do Leite sexta-feira, Maio 12, 2017 Diversos Diversos
Prêmio de Inovação na Indústria Mineral segunda-feira, Maio 8, 2017 O Liberal Impresso
Curso Técnico em Açúcar e Álcool segunda-feira, Junho 26, 2017 Rádio Cultura Rádio

Páginas

Informações: 

Na manhã desta quinta-feira (15), foram certificados 33 concluintes de dois cursos realizados em Belém, no âmbito do Programa Pará Profissional, coordenado pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet), tendo o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) como unidade executora.

Durante a cerimônia, a secretária adjunta da Sectet, Maria Amélia Enríquez, explicou o papel do Estado no sentido de garantir oportunidade de que a população se qualifique. “Nosso trabalho é fazer com que o conhecimento esteja na vida de vocês e se traduza em melhoria de renda e qualidade de vida. O programa foi criado no intuito de aproximar os trabalhadores das reais demandas do mercado”, explicou.

Os cursos foram voltados para atender as demandas de empresas que atuam no setor de distribuição de energia elétrica, as quais possuem dificuldades para encontrar profissionais com essas qualificações. Dessa forma, 16 alunos participaram do curso de “Operador de Guindaste Veicular”, com carga de 160 horas, e 17 alunos da turma de “Eletricista de Linhas Elétricas de Alta e Baixa Tensão”, com 208 horas. As turmas iniciaram em dezembro de 2017 e terminaram no final de fevereiro deste ano.

A aluna do curso de “Operador de Guindaste Veicular”, Larissa Muniz, que está desempregada, conta que aproveitou o tempo livre para se qualificar e se aperfeiçoar. Para ela, que foi uma das duas únicas mulheres da turma, o curso oferecido pelo programa Pará Profissional foi uma excelente oportunidade. “Eu já tinha interesse na operação de guindaste, devido a minha experiência na área de transporte com caminhão guincho, então a oportunidade foi excelente. A perspectiva é começar o próximo mês já com a carteira assinada”, prevê Larissa.

Além da qualificação, o Programa Pará Profissional permite que os concluintes dos dois cursos sejam encaminhados para o mercado de trabalho, já que possui uma parceria com a Prefeitura de Belém, por meio da Secretaria Municipal de Economia e Portal do Trabalhador.

Representantes desses órgãos estiveram presentes na cerimônia de certificação, juntamente com representantes da empresa de engenharia Dínamo, outra parceira na realização dos cursos. De acordo com a gerente de recursos humanos da empresa, Maria Luíza Ribas, todos os concluintes participarão de entrevista de emprego na Dínamo e o curso do Pará Profissional é considerado um grande diferencial durante a seleção.

“É bom saber que abriremos as portas para profissionais dos quais conhecemos a formação, saber que estamos colocando, em nosso quadro, profissionais capacitados. Essa parceria nos dá uma segurança muito grande”, relatou a gerente.

O Programa

O Pará Profissional, instituído pela Lei no 8.427, de 16 de novembro de 2016, é descrito como um dos principais instrumentos de superação das desigualdades interregionais, com a finalidade de ofertar educação profissional e tecnológica nas diversas modalidades, a fim de consolidar, ampliar e verticalizar as cadeias produtivas aos eixos prioritários de desenvolvimento no Estado.

O programa oferta cursos de educação profissional e tecnológica em todo o estado, levando em consideração as demandas sociais existentes, as vocações produtivas regionais e a necessidade de se criar maiores oportunidades de emprego e renda.

A Sectet está com inscrições abertas para 180 vagas de cursos do Pará Profissional. Ao todo são três capacitações que ocorrerão nos meses de março, abril e maio deste ano, nos municípios de Belém, Acará e Anajás. Todas possuem caráter teórico-prático e são dirigidas para apoiar atividades dos setores da agricultura, da construção civil e do comércio de bens, serviços e turismo.

Em Belém, o curso ofertado é o de “Turismo religioso: aperfeiçoamento e instrutoria dos guias de turismo em manifestações católicas”; Na cidade de Acará, o curso ofertado é o de “Técnicas para boa leitura e interpretação de projetos na construção civil”; Por fim, na cidade de Anajás, a capacitação ofertada é a de “Boas práticas para o manejo da borracha nativa com técnicas de transformação do látex em artesanato – manejo e projeto de inclusão produtiva”.

Serviço: As inscrições para os novos cursos do Pará Profissional podem ser realizadas em http://cursos.sectet.pa.gov.br/.

Por Fernanda Graim